Strans avalia contratar empresa para cuidar das estações de ônibus de THE

Segundo o coronel Nixon Frota, a Strans está formulando uma licitação para contratar uma empresa que deve cuidar das plataformas usadas por passageiros do transporte público.

Entrevista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador de Segurança Pública da Prefeitura de Teresina, coronel Nixon Frota, informou nesta terça-feira (8) que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina planeja contratar uma empresa privada para manter a preservação das estações de ônibus da cidade. A informação foi divulgada durante entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho.

Conforme relatou o coronel Nixon Frota, a Strans está formulando uma licitação para contratar uma empresa que deve cuidar das plataformas usadas por passageiros do transporte público.

Coronel Nixon Frota no programa Banca de Sapateiro(Foto: Ananda Soares)

A ação é motivada pela incidência de depredação do patrimônio municipal. No começo da semana, a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) informou que três estações de ônibus reformadas recentemente foram danificadas por vândalos. “Vamos aguardar a Strans com a licitação, mas o que sabemos é que uma empresa privada pode assumir a responsabilidade das paradas e reforçar as ações da Guarda Municipal”, falou o coordenador.

O Coronel Nixon Frota também aproveitou a entrevista para comentar o balanço de ações da Guarda Civil Municipal de 2021. Conforme o relatório, foram 1.725 ocorrências registradas em todas as zonas da capital.

Os dados estatísticos apontam que do total de ocorrências 252 foram em prédios públicos municipais, 405 são referentes a ajuda à população, 230 foram em apoio a outros órgãos, outras 391 foram crimes contra o patrimônio e 222 foram crimes contra a pessoa.

“As ocorrências não se limitam apenas às ocorrências do patrimônio público, vão além. As viaturas da Guarda saem seguindo solicitação de outros órgãos para vistoriar patrimônio público municipal. No caminho, guardas acabam encontrando outras ocorrências através do canal 153 de comunicação e também chega a ser acionada nas ruas pela população”, disse Frota.

O serviço está ocorrendo de forma integrada. Incêndios, furtos, socorro a vítimas de acidente e apreensão de armas de fogo, segundo o coordenador de Segurança Pública Municipal, estão entre os casos em que a Guarda Civil atua em conjunto com as polícias Militar e Civil.

Outro assunto discutido na entrevista foi sobre a ausência da guarda na área rural da capital piauiense. Para os próximos meses, comentou Nixon Frota, a Prefeitura Municipal de Teresina deve avaliar a possibilidade de implantação de uma patrulha específica para localidades mais distantes do perímetro urbano.

“Percebemos e já falamos no ano passado sobre a falta de patrulhamento na zona rural. Vamos aperfeiçoar isso, precisamos estar presentes também pelos patrimônios municipais que temos na zona Rural. Nós temos um planejamento e inclusive queremos criar patrulhas específicas, como Guarda Rural”, falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES