THE: Strans e Setut justificam aumento da passagem

De acordo com a superintendente da Strans, Alzenir Porto, o reajuste é normal.

Ilustração. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio aos protestos realizados por estudantes em virtude do aumento no valor da passagem de ônibus urbanos em Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) mais uma vez argumentaram para justificar o reajuste da tarifa, que passou de R$ 1,90 para R$ 2,10 no último sábado. De acordo com a superintendente da Strans, Alzenir Porto, o reajuste é normal, já que o preço precisa ser reavaliado uma vez por ano de acordo com os custos do sistema.

?Em Teresina, quem mantém o transporte de ônibus é o usuário. Os custos da meia passagem e das gratuidades são pagos pelos próprios passageiros, já que não há qualquer tipo de incentivo público?, disse a superintendente. Alzenir afirmou ainda que a média de uso das meias passagens em Teresina está muito acima da média nacional.

?Enquanto em outras capitais a quantidade de usuários que são beneficiados por meia passagem fica entre 15 e 19%, em Teresina temos um índice de 32%. É possível até que pessoas estejam sendo beneficiadas indevidamente?, ressaltou.

O Setut também mencionou a falta de incentivos ao transporte urbano como um dos principais motivos para o reajuste. A assessoria de Comunicação do órgão informou que 48% do valor da tarifa é destinado a custear o salário de motoristas e cobradores, e que o preço da passagem precisa contemplar também o reajuste anual da categoria ? segundo o Setut, foi concedido um reajuste de 8% em maio. O aumento em questão foi dado 12 meses depois do último reajuste, enquanto a passagem permaneceu inalterada após 16 meses.

Assim como a Strans, o Setut também argumentou que, em outras cidades, a meia passagem é custeada pelo poder público, e não pelo usuário. O órgão citou o exemplo de Belo Horizonte-MG, cidade na qual apenas 1% dos usuários utilizam a meia passagem ? o critério básico para a utilização do benefício na capital mineira é o vínculo a algum programa social do governo.

Por outro lado, a população e o movimento de estudantes reage de forma enérgica ao reajuste do preço, cobrando também a integração das linhas, que ainda não existe na capital. O estudante Marcelo Ribeiro protesta: ?Cadê o sistema de integração da cidade? Onde estão as melhorias nas paradas de ônibus? Esse aumento é mais do que absurdo?, afirmou o estudante.

Ontem os protestos contra o reajuste se estenderam por todo o dia e reuniram um grande número de participantes no centro da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES