Strans emite cartões de estacionamento para idosos, PCD's e gestantes

A entrega do documento é feita no instante da solicitação, tem validade de dois anos e deve ser colocado no painel do veículo quando estacionado.

Strans emite cartões de estacionamento para idosos, PCD's e gestantes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) expede, gratuitamente, cartões de estacionamento vaga especial para idosos a partir de 60 anos, portadores de necessidade especial e gestantes. Esse serviço funciona na sede da Strans, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h. A entrega do documento é feita no instante da solicitação, tem validade de dois anos e deve ser colocado no painel do veículo quando estacionado nos locais específicos.

Para ter direito a um desses cartões, o idoso deve apresentar a cópia da carteira de identidade, que tenha o número do CPF e de comprovante de endereço. O portador de deficiência física necessita apresentar esses mesmos documentos e laudo médico (atualizado com data a partir de 2020) e a gestante é o documento do pré-natal que comprove o período da gestação.

Strans emite cartões de estacionamento para idosos, PCD's e gestantes (Foto: PMT)

Para idosos e portadores de necessidades especiais que necessitam renovar o cartão, é exigida a apresentação do cartão vencido e a documentação pessoal, o portador de necessidade especial deve apresentar também o laudo médico atualizado. No caso da renovação, a pessoa que não possui mais o cartão antigo deve apresentar um boletim de ocorrência.

O superintendente da Strans, Cláudio Pessoa Leal, explica que os cartões de vaga especial de estacionamento são previstos em lei. “É um direito do cidadão e as pessoas que não tem esse direito assegurado devem respeitar não estacionando em vaga especial”, fala.

Somente este ano, de janeiro a abril, a Strans expediu 1.816 cartões, sendo 1.604 para idosos, 210 para portadores de necessidades especiais e dois para gestantes. Em 2021, foram expedidos 3.853 cartões de vaga especial de estacionamento, sendo 3.418 para idosos e 435 para portadores de necessidades especiais.

Francisco Batista da Silva, 67 anos, fez a renovação do cartão para ele e para o neto portador de necessidade especial. “É um serviço rápido renovar o cartão, o que é difícil é muitas pessoas respeitarem o direito do idoso e do deficiente.

Peço que as pessoas sejam mais conscientes e não usem a vaga destinada a quem tem direito pela lei”, conclama. José Ari Avelino Fonteneles, 68 anos, fez a renovação do cartão que para ele é um processo rápido e simples, mas também reclama do descumprimento por parte de quem utiliza as vagas sem ter esse direito.

Quem também utiliza o cartão de vaga especial é o aposentado José Osires Vieira da Silva, 71 anos. Ele fala das facilidades para renovar o cartão. “É rápido e fácil e uso, geralmente em farmácias, mas também em outros locais e facilita muito a minha vida”, destaca. Com 70 anos, o aposentado Francisco Portela, fez a renovação do cartão e diz estar satisfeito por poder utilizar as vagas especiais garantidas por lei.

A servidora da Strans, Luzia da Silva Sousa, que emite os cartões, orienta que a pessoa deve se dirigir a Strans com toda a documentação necessária para facilitar o recebimento do cartão de vaga especial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES