Suécia cumpre requisitos e é aprovada para ingressar na OTAN

Por considerar o país muito benevolente com os ativistas curdos de seu território, a Turquia bloqueia há cerca de 13 meses a entrada da Suécia na Otan.

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg | JOHANNA GERON / Pool / AFP Photo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diate da aprovação dos requisitos, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, solicitou ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para que retire o veto à candidatura da Suécia à aliança militar. Ele alega que as exigências para a aprovação foram cumpridas.

Por considerar o país muito benevolente com os ativistas curdos de seu território, a Turquia bloqueia há cerca de 13 meses a entrada da Suécia na Otan. Em resposta, o Parlamento sueco aprovou recentemente uma nova lei que proíbe atividades vinculadas a grupos extremistas, o que reforçou a legislação antiterrorista do país.

"A Suécia adotou medidas concretas e significativas para responder às preocupações da Turquia  (...) A Suécia cumpriu com suas obrigações", disse Jens Stoltenberg à imprensa, que compareceu à cerimônia de posse de Erdogan ao lado de dezenas de líderes de todo o mundo.

A Turquia e a Hungria são os únicos entre os 31 países membros da Otan que ainda não ratificaram a adesão da Suécia à aliança. O país sueco tinha o objetivo de entrar para a Otan ao mesmo tempo que a Finlândia, que se tornou o 31º membro da organização em 4 de abril. 

Com a guerra da Ucrânia e das tropas russas, os dois países nórdicos decidiram abandonar a tradicional posição de neutralidade, preocupados com a segurança. 

A Otan tem uma reunião de cúpula programada para 11 e 12 de julho na Lituânia. "O acesso da Suécia à Otan reforçará sua segurança, mas também tornará a Turquia mais forte", acrescentou Stoltenberg, que espera "finalizar a adesão da Suécia o mais rápido possível".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES