Sujeira de mercado incomoda clientes e permissionários

A reclamação é dos clientes do Mercado do Parque Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os mercados da capital são importantes elementos no dia a dia da sociedade, todos os dias inúmeras pessoas vão até as bancas desses mercados procurando por produtos mais frescos e com um preço mais em conta, o problema é que em alguns deles, a população reclama que a limpeza destes espaços deixa a desejar, e até mesmo baratas e ratos são vistos próximos aos produtos. Recentemente as reclamações vieram dos frequentadores do Mercado do Parque Piauí.

Segundo algumas denúncias, além do lixo, resto de alimentos e verduras jogados no chão, é possível em alguns casos ver baratas caminhando próximo a peixes e carnes, que são vendidos no mercado. Maria Alice é frequentadora do mercado do Parque Piauí e fala que nunca chegou a ver esses vetores, mas existem algumas situações desagradáveis que ela já presenciou.

"Às vezes, quando eu chego cedo aqui no mercado, próximo a algumas barracas de temperos, por exemplo, eu vejo jogados no chão pedaços de frango e carnes que ninguém recolhe. Essa situação incomoda quem vai até o mercado esperando um ambiente que convide a pessoa a comprar os produtos, mas desse jeito nós ficamos receosos de ir até o espaço", fala Maria.

Cristina Maria dos Santos trabalha há 30 anos no mercado e fala que a maior parte da sujeira fica próximo ao espaço de venda de carnes e peixes. "Olhando para perto dos depósitos desses produtos, podemos ver que existem muitos deles que ficam soltando sujeiras que escorrem desses alimentos, é um pouco nojento, existem equipes de limpeza, mas a sujeira volta a aparecer", fala a comerciante.

Raimundo Ribeiro é administrador do Mercado do Parque Piauí e fala que essa situação é recorrente e sempre que reuniões são realizadas com os permissionários essa é uma pauta constante. "Periodicamente, nós fazemos reuniões e pedimos o apoio deles para mantermos o espaço limpo, mostramos para eles que ao sujarem o espaço eles mesmos estão afastando os consumidores, mas muitos não escutam", fala o administrador.

Ele acrescenta ainda que chega a ser um problema cultural. "Nós temos duas equipes de limpeza que atuam diariamente, trabalhando pelo mercado, mas alguns dos comerciantes sempre voltam a sujar, mesmo que as equipes de limpeza tenham acabado de passar", fala Raimundo.

Outro ponto que o administrador destaca é a reforma que será feita no mercado, melhorando estruturalmente o espaço. "Estamos esperando a reforma, que ainda não tem data prevista, para reorganizarmos todo o espaço. A reforma em si já deveria ter sido iniciada, mas enquanto ela não vem, serão feitas obras menores, como a recuperação de banheiros, teto e azulejos para promover uma melhoria inicial do mercado. No entanto, é necessária uma conscientização dos comerciantes sobre manter o mercado limpo, uma vez que alguns deles são os responsáveis pela sujeira", aponta Raimundo Ribeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES