Sujeira durante brincadeira pode ser benéfica à saúde

Crianças devem ter contato com a natureza desde que lavem as mãos depois

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns pais não suportam observar as crianças brincando na areia, descalças, levando objetos que caíram no chão à boca, enfim, temem que a sujeira possa gerar uma série de doenças. Pesquisas, porém, colocam em cheque esses temores.

Segundo a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente.

- É dessa forma que o organismo cria anticorpos e melhora a sua resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente. Não devemos subestimá-lo, esclarece a especialista.

Teoria da Higiene

Apresentada pelo médico inglês David Strachan, em 1989, a Teoria da Higiene também sugere a hipótese de que crianças que vivem em ambientes extremamente limpos e estéreis são mais propensas a desenvolver algumas doenças, como as alergias, por exemplo.

De acordo com a pediatra, no momento do nascimento, o bebê conta principalmente com os anticorpos que recebeu de sua mãe durante a gestação. ?Com o passar dos meses, ele progressivamente perde esses anticorpos, e por volta do nono mês de vida já não pode contar com esta proteção?, detalha.

Por outro lado, progressivamente o bebê começa a ter contato com os diferentes agentes infecciosos presentes no meio ambiente e passa a formar seus próprios anticorpos. Os pais devem saber que neste período as crianças podem desenvolver várias infecções recorrentes, principalmente as viroses que comprometem o sistema respiratório. Mas com o amadurecimento das diversas funções do sistema imunológico, estas infecções ficam menos frequentes.

Leite materno e vacinas ajudam a fortalecer a imunidade

Mas será que existe uma forma de fortalecer a imunidade das crianças? Além do leite materno, uma alimentação saudável é essencial para prover as necessidades de ferro, vitaminas e oligoelementos que são necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. As vacinas também propiciam a imunidade para diversos agentes infecciosos sem os riscos da doença e devem ser administradas nas idades recomendadas.

Por outro lado, o desenvolvimento natural e progressivo do sistema imunológico faz com que paulatinamente as crianças fiquem mais resistentes às infecções. O importante, segundo os pediatras, é criar condições para que este desenvolvimento aconteça. Por isso, as crianças devem ter contato com a natureza desde que aprendam a importância de se lavar as mãos após essas atividades, antes de comer, após usar o banheiro, quando chegar em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES