Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Surto de malária é controlado em Joca Marques, diz Secretaria de Saúde

Dos 40 casos suspeitos, seis foram confirmados.

Compartilhe
Google Whatsapp

A Secretaria de Estado da Saúde controlou os casos de malária que foram notificados na cidade de Joca Marques, região Norte do Piauí. Dos 40 casos suspeitos, seis foram confirmados. 

De acordo com o superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Alderico Tavares, um dos casos foi diagnosticado em um trabalhador que estava viajando para uma região endêmica do estado do Pará. 

“No momento em que fomos alertados sobre esses casos, o secretário Florentino Neto determinou o envio de uma força tarefa para o município, para orientar a população, e tratar das pessoas que haviam se contaminado, entre esses estava um trabalhador rural que havia viajo para o Pará”. 

Além da equipe multiprofissional,  a Sesapi também disponibilizou o carro fumacê, para dedetizar o município. “ Numa segunda etapa dessa vamos está utilizando uma dedetização intradomiciliar, e com isso vamos imunizar a região.”, lembra Alderico Tavares. 

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade de Joca Marques não apresentou mais nenhum caso de malária. “ Registramos 40 casos suspeitos e desses apenas seis foram confirmados. Podemos confirmar que está contido o surto na região”, disse o superintende. 

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito. É importante dizer que a doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra.

Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça,  tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×