Em 2016, SUS já forneceu mais de 2 mil cadeiras de rodas na capital

De janeiro a setembro de 2016, 2.478 pessoas foram beneficiadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência física, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina, por meio do SUS, fornece diversos tipos de cadeiras de rodas. Somente de janeiro a setembro de 2016, cerca de 2.478 pessoas foram beneficiadas com o equipamento.

Uma das beneficiadas foi a servidora pública Kedma Daniele, que utiliza cadeiras de rodas desde 2013: “Já recebi do SUS cadeiras de rodas padrão, de banho e órtese para membro inferior. Para mim, estes materiais foram essenciais, pois facilitaram minha mobilidade. Agora, eu posso executar diversas funções com independência e autonomia”, afirma.

Entre as cadeiras de rodas fornecidas pelo SUS de Teresina, estão a cadeira de rodas padrão, motorizada, monobloco, para tetraplégico, para usuário com peso superior a 90kg e, ainda, cadeira de rodas para banho padrão, para banho com encosto reclinável e para banho com aro de propulsão.

 Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, informa que a prescrição e dispensação das cadeiras de rodas obedecem a portaria n°1.272/2013 do Ministério da Saúde e que o usuário passa por avaliações físicas, cognitivas, visuais e auditivas, sendo avaliado também o seu ambiente domiciliar.

 O secretário explica: “O SUS não é um balcão de entrega de equipamentos. O usuário tem atendimento com equipe multidisciplinar e passa por avaliações físicas para que receba o modelo de cadeiras de rodas adequado ao seu caso. Uma equipe da SMS faz ainda avaliação do ambiente domiciliar, orientando a adaptação da casa para utilização da cadeira”, conclui.

 Passo a passo para receber uma cadeira de rodas pelo SUS:

 1. Vá ao posto de saúde mais próximo da sua residência.

 2. Se houver necessidade, o médico faz a solicitação da cadeira de rodas adequada ao seu caso.

 3. Junte a solicitação do médico e a cópia dos seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e cartão do SUS).

4. Se morar em Teresina, você entrega toda a documentação do item 3 na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna, bairro centro sul. Se morar no interior do Piauí, a entrega da documentação é na Secretaria de Saúde do seu município de origem.

 5. Aguarde contato telefônico do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), prestador responsável pela dispensação das cadeiras de rodas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES