SUS passa a oferecer vacina de HPV para meninas de 9 a 11 anos

Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início de março, meninas de 9 a 11 anos de todo o país podem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em uma das 36 mil salas de vacinação do SUS. A imunização previne contra o surgimento do câncer de colo do útero.

Na campanha do ano passado, foram vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar 4,94 milhões de meninas este ano, fazendo com que essa seja a primeira geração "praticamente livre" do risco de morrer de câncer de colo do útero.

Além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.

 Três doses
Para garantir a eficácia, cada menina deverá tomar três doses da vacina. A segunda, seis meses depois da primeira e a última, cinco anos após a primeira.

Meninas que tenham tomado só a primeira dose no ano passado podem aproveitar para tomar a segunda dose agora.

Para receber a vacina, a garota deverá apresentar cartão de vacinação e documento de identificação em um dos 36 mil postos de vacinação distribuídos pelo país.

Para que serve a vacina?
A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é uma causa importante de morte entre as mulheres: trata-se do terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas durante a relação sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES