TAC estabelece regras para remarcação de eventos e shows

Termo foi assinado por intermédio do Ministério Público com a Kalor Produções

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, impôs uma série de desafios para a cadeia produtiva de eventos em todo o mundo, e no Piauí não foi diferente. Levantamento da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos evidencia que 51,9% dos eventos previstos para ocorrer em 2020 foram cancelados, adiados ou estão em situação incerta.  Além disso, cerca de 580 mil profissionais da área poderão perder os empregos em todo o Brasil.

Neste âmbito, a 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, por meio da promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Kalor Produções na quinta-feira, 16 de abril, com o regramento para a remarcação e o cancelamento de eventos por conta da pandemia. O TAC obedece aos dispositivos já definidos pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (Mpcon), o Ministério Público do Distrito Federal e a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).

David Carvalho

Entenda o que a TAC estabelece:

No caso de cancelamento, o que será feito? 

De acordo com o TAC, a produtora na hipótese de cancelamento de eventos, incluídos shows e espetáculos, dentro do espaço temporal do Decreto de Calamidade Publica, não será obrigada a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, desde que assegure a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos cancelados, dentro do prazo de 12 meses a partir da cessação do estado de calamidade publica, devendo promover ampla divulgação nas mesmas formas utilizadas para a venda inicial; a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos, disponíveis em eventos futuros, pós Pandemia, ou em data regularmente autorizada pelo poder público, observado o prazo de até 12 meses do encerramento do estado de calamidade publica.

Quais as opções para os clientes?

Desse modo, os ingressos adquiridos terão validade para a nova data remarcada, que poderá se realizar em até 12 meses após o encerramento do estado de calamidade publica, não podendo haver nenhum tipo de cobrança adicional.

O Termo de Ajustamento de Conduta estabelece que na hipótese de impossibilidade de ajuste, não pretendendo o consumidor a remarcação de novo evento, ou a utilização do crédito para compra de outro show, a Kalor Produções deverá restituir o valor recebido no prazo de doze meses, contado o prazo inicial a partir da data de encerramento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 2020.

Resumindo, há três opções disponíveis para os clientes:

1) Optar por ter o ingresso utilizado para o show do mesmo artista em até 12 meses após o fim da pandemia;

2) Utilizar o crédito do valor pago pelo ingresso em qualquer evento realizado pela produtora de eventos em até 12 meses após o fim da pandemia;

3) Ou solicitar o reembolso em um prazo de até 12 meses pós pandemia.

Quais as garantias quanto às atrações? 

Cabe indicar que o Termo estabelece que o evento remarcado deverá conter as mesmas atrações principais do evento originário e, se substituídas por outras atrações do mesmo estilo musical e grandiosidade.

 Rovena Rosa

Medida Provisória protege empresas e empregos no ramo

Ainda no que tange ao ramo de eventos, o presidente Jair Bolsonaro editou na última semana uma Medida Provisória que protege as empresas de turismo e cultura impactadas pela pandemia de coronavírus.

Segundo a normativa, já publicada no Diário Oficial da União, e portanto em vigor, os prestadores de serviços ficam dispensados de reembolsar imediatamente os valores pagos pelos consumidores por reservas ou eventos, shows e espetáculos cancelados. Assim, para ter direito ao benefício, a produtora deve assegurar a remarcação do serviço ou oferecer crédito para a compra de outras reservas ou novos eventos.

O documento referendado pelo Governo Federal ainda dispõe que o usuário tem 12 meses para utilizar a remarcação ou o crédito, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública provocado pelo coronavírus. Neste sentido, caso o cliente faça a opção pela remarcação, o empresário pode considerar a sazonalidade e os valores dos serviços originalmente contratados para definir a nova data.

A Medida Provisória prevê o reembolso se a empresa e o consumidor não conseguirem chegar a um acordo.  Nesta situação, os prestadores de serviço terão até 12 meses para efetuar a restituição, contados do fim do estado de calamidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES