Tapioca pode matar? Caso viralizou nas redes sociais!

Notícia de que a tapioca pode matar é falsa, informa Embrapa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um texto, que circula pela internet, diz que a tapioca contém um ácido que pode matar. A falsa notícia ganhou repercussão e virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),Joselito Motta, não existe a menor possibilidade de haver a presença da substância.

"A Embrapa possui uma coleção de cerca de 2.250 variedades, sendo a maioria bravas e em torno de 300 mansas ou aipins. As variedades bravas contêm o ácido cianídrico, princípio tóxico que é eliminado com o processamento para o fabrico da farinha de mandioca. A fécula ou amido é retirada de qualquer uma das variedades depois de um processamento ainda mais completo que para o fabrico da farinha. Não existe portanto a menor possibilidade de haver a presença de HCN - ácido cianídrico - na tapioca, pois ele é removido com a água durante o processamento da raiz", explicou Joselito Motta.

O pesquisador, que é engenheiro agrônomo com mestrado em difusão de tecnologia e que desenvolve estudos sobre a mandioca há mais de 30 anos, não existe o menor risco em relação a isso, justamente porque o ácido cianídrico é retirado nas primeiras etapas de fabricação da farinha.

"A fécula é a última etapa do processamento da raiz da mandioca. Se a farinha já não tem HCN, imagine a goma ou o amido, que são a alma da farinha", diz o pesquisador.

Autor do texto compartilhado nas redes, o engenheiro José Narcélio Marques Sousa, de 73 anos, disse que ele próprio consome o produto há pelo menos meio século. "Eu particularmente continuo comendo minha tapioca. Se existe risco, estou correndo esse risco", afirma.

Questionado, então, sobre o porquê da publicação, Sousa diz que, no texto, procurou apenas transcrever a conversa com um colega que se mostra preocupado com a venda da tapioca fresca em feiras livres. "A preocupação desse amigo é com uma fiscalização mais efetiva", conta ele, que tem um blog na web.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES