Tarja preta: remédios são usados como anestésicos emocionais

Psiquiatra lembra que o Brasil é formado na maioria por pessoas ansiosas. Em seu mais novo livro ele trata do assunto e fala da importância de políticas voltadas para a saúde mental

Pessoas buscam remédios para anestesiar suas emoções | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vivemos tempos difíceis. É fato e isso tem se refletido de forma preocupante na sociedade tomada por inúmeros problemas e desconfortos que vieram com a pandemia.

Já era constatação que no mundo muitas pessoas sofrem com as doenças emocionais e, que isso, se reflete em doenças e síndromes que acarretam tratamentos cada vez mais com uso de medicamentos.

O brasileiro, então é campeão em receitar um remedinho ou mesmo tomar por conta própria, sem saber ou sabendo dos riscos que corre e pode levar as outras pessoas. O problema é o que isso pode acarretar na saúde de cada um.

Tomar um remedinho para dormir, outro para acordar e mais um para viver virou parte da rotina de muitos brasileiros, por vezes, sem o diagnóstico e o acompanhamento de um médico psiquiatra.

E em meio as problemas do cotidiano as pessoas vão dando seu jeitinho e o resultado pode ser desastroso.

As pessoas busscam nos remédios anestesiar emoções/reprodução internet

Antitarja preta, lançamento da Buzz Editora, nas palavras do próprio autor, o psiquiatra Pablo Vinicius, "não é um livro contra os remédios psiquiátricos, muito menos contra a psiquiatria. Não é um livro para negar a existência das doenças mentais. Ser antitarja preta é ser contra a medicalização da vida. É ser contra um sistema perverso que tem por objetivo convencer as pessoas de que elas estão doentes quando, na verdade, estão simplesmente sofrendo. É ser contra a indústria que ganha todas as partidas desse jogo".

O dr. Pablo Vinicius analisa, investiga e compartilha com o leitor as origens dos sintomas e do sofrimento de alguns pacientes a que atendeu e nos faz questionar como estamos acostumados a nomear os sintomas e a querer uma solução rápida e indolor. 

Brasileior toma muito antidepressivo/Istock

O que precisa ser tratado

No entanto, durante a jornada do médico com seus pacientes, fica nítido de que modo muitas vezes a ansiedade, a carência, o pânico, a depressão e a estafa são na verdade apenas um indício do que realmente precisa ser tratado.

Segundo levantamento do Conselho Federal de Farmácias, durante todo o ano de 2020 foram vendidas 100 milhões de caixas antidepressivos e estabilizadores de humor, medicamentos com venda controlada, um aumento de 17% na comparação com os doze meses anteriores. O Brasil, de acordo com dados da OMS, é o país mais ansioso do mundo.

Falar sobre saúde mental nunca foi tão necessário e Antitarja preta mostra como recuperar o controle não apenas sobre suas emoções, mas sobre sua vida, não tem nenhuma contraindicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES