TCE-PI cria painel para população acompanhar gastos no combate à covid

O “Painel Covid-19 Piauí” permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS ao estado e aos municípios piauienses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) disponibilizou, nesta segunda-feira (27/04), a ferramenta “Painel Covid-19 Piauí”, que permite o acompanhamento, de forma rápida e simplificada, dos recursos que vêm sendo recebidos e utilizados pelo Estado e pelos municípios piauienses no combate à pandemia do novo coronavírus.

O “Painel Covid-19 Piauí” permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS ao estado e aos municípios piauienses, discriminando o montante de cada transferência, a data do recebimento e quanto deste valor é destinado a ações de enfrentamento à covid-19. Ao mesmo tempo, é possível consultar quais as principais despesas contratadas para o combate à pandemia, discriminando valores totais de contratos, objetos das despesas, principais empresas contratadas até o momento, entre outras informações de interesse geral.

Divulgação

A ferramenta foi construída com o esforço conjunto da Divisão de Desenvolvimento de Software do TCE/PI e da Comissão TCE Covid-19, instituída esse mês, com o objetivo de analisar, de forma concomitante, as receitas recebidas e as despesas empregadas no enfrentamento à COVID-19 no Piauí.

De acordo com a auditora de controle externo Geysa Elane Sá, que é uma das coordenadoras da Comissão TCE Covid-19, “O principal objetivo do ‘Painel Covid-19 Piauí’ é trazer transparência à sociedade dos recursos que a Administração Pública piauiense vem destinando ao combate à pandemia, reunindo em uma única ferramenta, de forma compreensível, informações sobre os recursos recebidos e as despesas contratadas”.

Segundo o auditor de controle externo Luis Batista, que também se encontra à frente da comissão, “as informações serão atualizadas à medida em que forem repassados recursos do governo federal, e também quando forem publicados na imprensa oficial novos contratos relacionados com o novo coronavírus”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES