TCE tem curso de Gestão e Governança com especialistas do TCU

Evento iniciou terça-feira e prossegue até esta quarta-feira (30).

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) iniciou nesta terça-feira (29) o curso de Gestão e Governança, destinado a servidores da Corte de Contas e técnicos de órgãos parceiros. O evento prossegue até esta quarta-feira (30), na Escola de Gestão e Controle (EGC), e faz parte das comemorações dos 118 anos do TCE, que iniciaram nesta segunda-feira (28) e prosseguem até quinta, dia 31.

Curso de Gestão e Governança (Crédito: TCE-PI)
Curso de Gestão e Governança (Crédito: TCE-PI)

O curso é ministrado pelos auditores Claudio Sarian Altounian, Daniel Luiz de Souza e Leonardo Guimarães Lapa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Entre os assuntos abordados estão os desafios internos e externos dos Tribunais de Contas. Entre os desafios internos estão melhorar o tempo de julgamento dos processos, ampliar o uso de inteligência e de informações estratégicas no planejamento e na execução das ações de controle, intensificar a troca de informações e articular as diversas unidades para melhorar a eficiência e eficácia dos trabalhos.

Os desafios externos, por sua vez, envolvem o aumento da demanda das ações de controle, ampliação da necessidade de especialização, aumento do controle social e o incremento da fiscalização e combate às fraudes eletrônicas. Autor de diversos livros e considerado uma das maiores autoridades do país em obras públicas, contratos e licitações, Claudio Sarian diz que o maior desafio dos órgãos públicos é planejar. “O planejamento tem como objetivo maximizar os recursos disponíveis e fazer com que todos consigam remar na mesma direção”, observa.

O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o curso é uma grande oportunidade para os participantes aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre governança e eficiência da gestão pública. Os palestrantes também participaram de uma breve reunião com Olavo Rebelo, no gabinete da Presidência, quando falaram sobre os desafios e a importância do planejamento estratégico.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado
logomarca do portal meionorte..com