Tecnologia em excesso afeta a saúde física e mental das crianças

Crianças de 8 a 13 anos pertencem ao grupo de risco

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo excessivo de mídia digital por meio de smartphones, computadores e tablets eleva o risco de hiperatividade e distúrbios de concentração entre crianças e adolescentes, podendo afetar seu desenvolvimento físico e psíquico, aponta uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29/5), em Berlim, na Alemanha.

De acordo com os pesquisadores, crianças de oito a 13 anos que pertencem a esse grupo correm seis vezes mais risco de serem diagnosticadas com distúrbios de concentração e as de dois a cinco anos têm 3,5 mais chance de serem hiperativas.

Há ainda indícios mensuráveis do aparecimento de problemas ligados a transtorno de apego reativo em crianças cujas mães usam mídias digitais paralelamente à amamentação ou quando estão cuidando de bebês de colo.

“As crianças não mamam direito, elas dormem mal”, afirmou Marlene Mortler, representante do governo alemão para problemas ligados a drogas, durante a apresentação do estudo.

Rainer Riedel, autor do estudo e diretor do Instituto de Economia Médica e Pesquisa de Atendimento à Saúde de Colônia, apela para que pais leiam os chats nos smartphones de seus filhos, para protegê-los de bullying, por exemplo. Entre as dicas dos especialistas, está a criação de zonas livres de celulares, como à mesa de jantar da família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES