Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí

Diante do desafio da destinação correta, as tecnologias atualmente disponíveis têm sido aliadas, garantindo a segurança de todo o processo, viabilização a proteção ambiental.

Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 2,3 milhões de habitantes, o Piauí gera cerca de 1,1 milhão de toneladas de resíduos sólidos por ano, segundo dados da Plataforma Meu Resíduo, retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Nesse cenário, a destinação final deveria contemplar aterros sanitários após o tratamento adequado para evitar a contaminação do solo, da água, e do ar, obedecendo a legislação em voga no Brasil, porém, infelizmente essa não é a realidade em muitos casos.

De acordo com o último levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), divulgado em fevereiro de 2021, 201 municípios piauienses sinalizaram (à época) que possuíam lixões.

Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí (Foto: Reprodução)Diante do desafio da destinação correta, as tecnologias atualmente disponíveis têm sido aliadas, garantindo a segurança de todo o processo, viabilização a proteção ambiental. No Piauí, a empresa Raiz Soluções em Resíduos, vinculada ao Grupo Natus, fomenta a gestão de resíduos de maneira eficiente e segura, sem danos ambientais e observando os parâmetros exigidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre os resíduos de maior atenção estão os da saúde, que dependendo da sua natureza representam um risco biológico, químico ou radiológico. Assim, caso sejam dispensados da maneira incorreta potencializam a poluição do solo e da água, causando um impacto danoso à vida humana.

Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí (Foto: Reprodução)Nesse sentido, Gleyciane Nobre, Coordenadora de Engenharia e Meio Ambiente do Grupo Natus, da Raiz Soluções, aponta para as tecnologias utilizadas no tratamento dos resíduos da saúde, destacando a autoclavagem, que consiste em um método voltado a aplicação de vapor de água sob pressão, garantindo-se condições de alta temperatura (entre 105 e 150°C) e tempo de exposição que proporcionam a inativação dos microorganismos presentes, através de um equipamento chamado Autoclave.

A tecnologia é limpa e evita a emissão de poluentes no meio ambiente. "Nós utilizamos duas tecnologias de tratamento, onde uma é a autoclave, em que submetemos o resíduo infectante a uma temperatura elevada, e uma pressão constante, e um tempo efetivamente eficaz para destruir os microorganismos patogênicos, diante disso para garantia do processo fazemos o teste de eficiência que aprova a esterilização  dos resíduos, além disso, o processo de autoclave é uma tecnologia limpa, que não emite poluentes ao meio ambiente", sinaliza.

Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí (Foto: Reprodução)Na mesma direção, a coordenadora de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente do Grupo Natus, Gleyciane Nobre, reitera a importância de se ampliar a conscientização quanto à gestão dos resíduos e relata os riscos inerentes ao descarte incorreto  do lixo da saúde.

"Há diversos processos e instrumentos que têm auxiliado no tratamento dos resíduos da saúde, evitando assim a contaminação da água, do solo e a poluição do ar. Essas tecnologias são aliadas na preservação do meio ambiente e são imprescindíveis na garantia da na nossa qualidade de vida e para o futuro do Planeta", finalizou.

Tecnologia otimiza e viabiliza a preservação ambiental no Piauí (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES