16 GB do iPhone não são iguais aos 16 GB do Galaxy S4; entenda a diferença

Quando anuncia que a memória de um telefone é de 16 GB, a fabricante não diz que uma parte deste espaço já sairá comprometida de fábrica,

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos smartphones top de linha do mercado costumam oferecer ao consumidor, nas suas versões mais baratas, 16 GB de espaço para o armazenamento de arquivos. Será que é esse é, de fato, o espaço que pode ser utilizado pelo usuário? Para responder a essa questão, o TechTudo colocou, lado a lado, cinco dos melhores aparelhos à venda no Brasil: iPhone 5S, da Apple, e quatro produtos com Android: o LG G2, o Sony Xperia Z1, o Google Nexus 5 e o Samsung Galaxy S4.

Espaço real para o usuário

Quando anuncia que a memória de um telefone é de 16 GB, a fabricante não diz que uma parte deste espaço já sairá comprometida de fábrica, com os aplicativos já instalados e o sistema operacional, que vêm no aparelho. Portanto, a capacidade real para que usuários guardem seus arquivos, na verdade, nunca é de 16 GB.

Segundo dados da empresa Which, inclusive, todos estes tops têm, pelo menos, cerca de 4 GB comprometidos antes de o usuário instalar qualquer arquivo. O Nexus 5 oferece 12,28 GB, o iPhone 5S tem 12,20 GB, o Xperia Z1 sai com 11,43 GB, o LG G2 tem 10,37 GB e o Samsung Galaxy S4 possui só quase metade dos 16 GB: 8,56 GB.

Compatibilidade com cartões de memória

Para compensar isso, o ideal seria que todos os smartphones tivessem um slot para cartões de memória microSD. Entretanto, não isso que acontece. Aliás, a maioria dos gadgets deste comparativo não possui entrada para os cartões.

O Nexus 5, iPhone 5S e LG G2 não têm entradas para memória extra com o acessório. Já o Xperia Z1 e Samsung Galaxy S4 não repetem o mesmo erro: ambos não só têm o slot como aceitam cartões de tamanho bem satisfatório, de até 64 GB.

Tamanho dos aplicativos também influencia

Na hora de avaliar o espaço de armazenamento de um smartphone, é preciso levar em consideração também o tamanho, em média, dos aplicativos para aquele aparelho. Em sua maioria, os programas para o iOS costumam ser mais pesados do que os similares produzidos para o Android.

Alguns exemplos: o WhatsApp tem 12 MB no Android e 18,6 MB no iOS, o Tumblr possui 5,4 MB no Android e 7,9 MB no iOS. Isso também acontece nos jogos. O Where?s My Water tem 48 MB no Android e 48,2 MB no iOS, e Angry Birds Star Wars tem 44 MB no Android ? e 53 MB no iOS.

Se forem somados todos esses pontos, o Xperia Z1 é o que mais se destaca no comparativo. Até porque, era o terceiro da lista em termos de armazenamento prévio, tem o Android, com tamanho médio menor dos aplicativos, e ainda aceita cartões de memória de até 64 GB. Ou seja, pode ter cerca de 75 GB de espaço.

O Galaxy S4, por sua vez, fica na segunda posição, mas somente caso o usuário tenha um ótimo cartão microSD. Afinal, ele é o último da lista em espaço livre, com cerca de 9 GB, mas a possibilidade de expansão faz com que ele possa chegar a mais de 70 GB e garantir um ótimo espaço de armazenamento para o usuário.

Depois vêm os gadgets sem slot para cartões de memória. O melhor deles é o Nexus 5, primeiro na questão da memória interna inicial, com quase 13 GB. Depois, o iPhone 5S, que apesar de ter o iOS, possui quase 2 GB a mais de espaço interno (12 GB) do que o LG G2 (10 GB), último colocado no comparativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES