4G no Brasil: o que vem por aí e veja o que você precisa para conseguir usá-la

Usufruí-la está longe de ser apenas ligar para a operadora e pedir o novo serviço

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A internet 4G já está funcionando no Brasil. Ainda presente em poucas cidades - das quais a cobertura se limita a alguns bairros e, ainda assim, a uma ou outra operadora -, a banda larga móvel chegará até o fim de abril em todas as cidades-sede da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza), com cobertura em 50% do espaço urbano. Ainda assim, usufruí-la está longe de ser apenas ligar para a operadora e pedir o novo serviço. Entenda:

Compatibilidade ainda é pequena

Um problema para o ingresso do consumidor nestes planos é que o número de aparelhos compatíveis com o 4G no Brasil ainda é bem pequeno. Somente dez celulares homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações têm compatibilidade com este padrão de conexão à Internet, e todos eles possuem valores acima dos R$ 1,5 mil.

Uma das séries de maior sucesso no Brasil e no mundo, o iPhone, não é compatível - nem em sua versão mais recente - com o padrão 4G LTE que o Brasil adotou. Aqui, o iPhone 5 apenas se conecta ao padrão HSPA+ (conhecido como "3G+"); mesmo caso do seu grande rival, o Galaxy S3.

De acordo com a lista do site Teleco, dentre os smartphones homologados para a rede 4G brasileira, somente o BlackBerry Z10, Nokia Lumia 920 e 620, Motorola Razr HD, LG Optimus F5 e Optimus 6, Sony Xperia ZQ e três modelos da Samsung, Galaxy Note II, Galaxy Express e Galaxy S3 (uma versão diferente ainda não à venda) têm condições para operar com a nova tecnologia. Caso você não tenha um destes modelos, nem adianta contratar o 4G em sua inauguração.

No caso dos modems de internet móvel, nenhum dos modelos disponíveis atualmente é capaz de operar no 4G. Ao lançarem o serviço, as operadoras oferecerão condições especiais de pagamentos para adquirir os novos equipamentos compatíveis com a rede LTE.

4G é quatro vezes mais rápido que o 3G

O 4G traz benefícios em, basicamente, um vetor: a velocidade de transferência de dados. Com a tecnologia LTE, a experiência que se tem é equivalente a velocidade de um smartphone, tablet ou notebook conectado à rede Wi-Fi. Se você precisa transferir arquivos grandes e fazer downloads com o mesmo desempenho que você teria conectado a uma rede sem fio, então o 4G será realmente útil para você.

Na prática, toda esta modernização traduz uma diferença bem impressionante no desempenho da conexão à Internet de um dispositivo móvel. Atualmente o padrão 3G de rede mais avançado no Brasil, o 3G+, oferece opções de conectividade com velocidades médias de 3 Mbps. Com o 4G, o número pode ser de até 25 Mbps, com velocidades médias de 7 a 12 Mbps.

Prazos e preços

?Nós não temos dúvida de que o prazo vai ser cumprido, talvez não com a cobertura total?, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta última quinta-feira (4). Restando apenas um mês para as seis cidades-sede da Copa das Confederações receberem a rede móvel de alta velocidade, algumas medidas foram tomadas para que o serviço funcione.

Uma delas é a questão financeira. Em algumas regiões onde o 4G já vem sendo testado, os valores são idênticos ou somente um pouco mais caros do que o 3G. Acontece isso em Búzios, Paraty, Campos de Jordão, Curitiba e Recife. ?Nos EUA, as operadoras também não entraram com planos de dados muito diferentes do 3G. A ideia é dar confiança para os consumidores ingressarem?, comentou o diretor da 4G Americas, Erasmo Rojas, ao jornal O Globo esta semana.

Além disso, para aplicar a rede 4G as operadoras poderão utilizar a mesma estrutura das suas redes 3G, instalando apenas as novas antenas. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal do Brasil estima que ainda é preciso instalar mais de 4,8 mil antenas nas cidades-sede da Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo, onde são 12 cidades-sede, o número é ainda maior: 9.566 antenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES