Acidentes relacionados a celular aumentam

Os ferimentos mais comuns são cortes no rosto e cabeça

Acidente | Afonso Leite
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de acidentes relacionados ao uso do celular está em ascensão, segundo estudo publicado na revista científica da Associação Médica Americana. Rosto, nariz, orelhas, olhos e pescoço são as áreas do corpo que tiveram um aumento acentuado de lesões nos últimos 20 anos. O público mais afetado engloba jovens de 13 a 29 anos de idade, que sofreram acidentes por se distraírem com o smartphone enquanto dirigiam ou enquanto andavam e digitavam mensagens. A notícia está no site Tech Tudo.

Os ferimentos mais comuns são cortes no rosto e cabeça. Depois aparecem na lista: contusões, abrasões e lesões em órgãos internos. Apesar de os acidentes não apresentarem necessidade de hospitalização e serem tratados imediatamente, os autores do estudo dizem que podem surgir consequências a longo prazo. Como por exemplo cicatrizes no rosto provenientes de lacerações faciais, que poderiam levar a um quadro de ansiedade e baixa autoestima, além da necessidade de cirurgias estéticas.

O estudo teve como foco explorar as lesões nas áreas do pescoço e cabeça em vez de investigar todo o corpo. Foi descoberto que até 2007 esses tipos de ferimentos não eram tão comuns. A partir daí os casos aumentaram. E não por coincidência, a Apple lançou o primeiro iPhone no mesmo ano.

Celulares já eram comuns antes disso, no entanto, os autores do estudo destacam que os dispositivos não tinham tantas funcionalidades como os smartphones atuais, e portanto, não eram uma ferramenta de distração.

A pesquisa indica ainda que lesões encontradas em crianças de até 13 anos podem ser mecânicas, adquiridas por causa do uso constante de celulares. O motivo pode estar relacionado ao tamanho e peso dos aparelhos que podem ferir os pequenos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES