Algoritmo ajuda a identificar transtornos mentais pela escrita

A novidade foi apresentada em um estudo publicado na revista Laser Physics Letters

escrita | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear da Rússia desenvolveram um novo método de análise da escrita que pode facilitar a detecção de transtornos mentais apenas verificando a caligrafia com a ajuda de um laser e um algoritmo. A novidade foi apresentada em um estudo publicado na revista Laser Physics Letters. A notícia está no site Tecmundo.

De acordo com os físicos que participaram da pesquisa, algumas falhas na escrita à mão podem estar relacionadas, em muitos casos, a uma série de distúrbios neurológicos, incluindo problemas como autismo, déficit de atenção e hiperatividade, mal de Parkinson e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).

Para detectar tais falhas, eles mediram a velocidade da escrita e a pressão exercida pela caneta ou lápis no papel, utilizando um laser sensível a impactos mecânicos, capaz de identificar até alterações feitas nos níveis macro e nano. Todos estes dados são registrados por uma câmera especial.

A seguir, os dados obtidos com o uso do laser são analisados no computador com a ajuda de um algoritmo que calcula e restaura as informações sobre os movimentos feitos pelo lápis ou caneta no papel em 3D. Com essas informações em mãos, é possível estudar a biomecânica do movimento das mãos para identificar possíveis problemas mentais.

Método pode ser usado em investigações criminais

Uma das principais utilidades deste método desenvolvido pelos pesquisadores russos é a identificação de doenças neurodegenerativas e mentais, como autismo, esquizofrenia e epilepsia. Se usado em crianças, ele possibilita acompanhar o progresso de tais enfermidades desde cedo.

Mas os cientistas afirmam que o algoritmo também pode ser muito eficaz na área da criminalística, permitindo analisar as características da escrita de suspeitos, vítimas e testemunhas de crimes, adicionando novos elementos à investigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES