Alguns apps com mais de 10 milhões de downloads podem conter golpes

Os aplicativos assinavam serviço de SMS sem consentimento dos usuários

Golpes localizados em aplicativos da Google Play Store | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 150 aplicativos muito baixados na Google Play Store podem conter golpes de SMS Premium. A descoberta foi divulgada na última segunda-feira (25) pela Avast, desenvolvedora de soluções em segurança digital.

Aplocativos podem conter golpes (Foto: Divulgação)Segundo a empresa, os apps eram projetados para enganar os usuários e realizavam a assinatura de serviços de SMS Premium sem consentimento. Ao todo, os programas somam mais de 10 milhões de downloads, causando prejuízo de mais de US$ 40 (aproximadamente R$ 223, em conversão direta) mensais para cada vítima.

De acordo com o relatório, os aplicativos se disfarçavam de programas comuns, como editores de foto e vídeo, teclados personalizados, scanners de QR Code, bloqueadores de ligações e filtros de câmera. Além disso, de acordo com a consultoria de marketing mobile SensorTower, que também mapeou os aplicativos, os apps eram divulgados em anúncios de redes sociais como TikTok, Instagram e Facebook, e foram baixados em mais de 80 países. A maioria dos downloads aconteceu em regiões do Oriente Médio, nos Estados Unidos e na Polônia.

A Avast nomeou a campanha fraudulenta de “UltimaSMS” e rastreou os aplicativos até maio de 2021. De acordo com a empresa, novas amostras dos apps foram lançadas no início de outubro, o que indica que o golpe ainda está em andamento. Na última semana, mais de 80 apps ainda estavam disponíveis para download na Play Store. A empresa afirma que relatou os programas para a equipe de segurança do Google, o que teria resultado na remoção dos apps da loja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES