Anatel encaminha proposta para digitalização de TVs e expansão do 4G

A discussão fica em aberto por 45 dias e será realizada ao menos uma audiência pública nesse período

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (21) o primeiro texto que dá as diretrizes para o leilão da faixa de 700 MHz, que acelera a digitalização dos canais de TV analógicos e abre espaço para expansão da internet 4G no país.

A partir de agora o texto segue para consulta pública. A discussão fica em aberto por 45 dias e será realizada ao menos uma audiência pública nesse período.

Segundo o relator do texto, conselheiro Rodrigo Zerbone, esse regulamento inicial ainda não traz o período específico em que essa transição deverá ocorrer, uma vez que ainda será necessário maior debate entre a Presidência da República, a Anatel e o Ministério das Comunicações para chegar a um consenso.

Segundo Zerbone, estabelecer um período inicial poderia causar confusão. Esse prazo deve integrar a versão final do projeto, após período de consulta pública.

Zerbone também destacou em seu voto alguns princípios básicos que estão no regulamento encaminhado para consulta pública, como: garantia de não interferência entre serviços de TV e de internet e a manutenção da abrangência dos canais hoje existentes na tecnologia analógica.

ENTENDA

O desligamento dos canais de TV analógicos, que será iniciado em 2015, deve ocorrer de forma gradual, Estado por Estado, até 2018.

Esse desligamento significa uma adequação das emissoras que transmitem a programação analógica, transformando-as em digitais.

À medida em que a mudança for concluída, as operadoras de telefonia móvel vão começar a usar essa faixa, de 700MHz, para expansão da internet de 4G, que permite velocidade de navegação dez vezes superior à atual 3G.

Apesar de o calendário definitivo do governo para essa mudança não estar fechado, técnicos do Ministério das Comunicações veem o São Paulo como um dos mais avançados no processo de digitalização, portanto, relativamente mais simples para pôr o plano em prática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES