Android para iniciantes: saiba o que é possível fazer com seu smartphone

Eles podem realizar ligações e mandar mensagens, mas os chamados telefones inteligentes conseguem fazer muito mais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os smartphones Android estão em alta, mas vários novos usuários do sistema não fazem muita ideia do que se pode fazer com ele. Claro que, assim como os celulares comuns, eles podem realizar ligações e mandar mensagens, mas os chamados telefones inteligentes conseguem fazer muito mais. Assim, iniciantes no Android, conheçam um pouco mais sobre o universo que vocês têm em mãos.

Afinal, o que é um "Android"?

O Android é um sistema operacional para celulares e tablets (assim como o Windows é para os PCs e laptops) desenvolvido pelo Google. Seu funcionamento é bem semelhante ao de um computador: com ele você pode acessar a Internet, entrar em sites, assistir vídeos e conversar com outras pessoas conectadas, por exemplo. A grande diferença é que, em vez de usar um mouse e um teclado para navegar pelo sistema, você usa seus próprios dedos e a tela sensível do smartphone ou tablet.

Baixando aplicativos e jogos para smartphones e tablets

Um dos maiores atrativos do Android é a enorme variedade de programas disponíveis para o sistema. Por meio da loja virtual Google Play (anteriormente chamada de Android Market), é possível encontrar aplicativos gratuitos e pagos para as mais diversas funções.

As redes sociais Facebook, Orkut e Twitter, por exemplo, têm aplicativos totalmente gratuitos para serem baixados. Com eles, você pode fazer de forma fácil tudo o que se faz nos próprios sites dos serviços. Além disso, outras redes populares, como Instagram - que adiciona efeitos nas suas fotos e cria uma página para elas - e Foursquare - com o qual é possível "bater ponto" em todos os locais que você visitar - também seguem o mesmo estilo.

Outros serviços muito requisitados no Android são os programas para enviar mensagem e fazer ligações de graça. O WhatsApp, por exemplo, possibilita que se envie mensagens de texto para qualquer outro usuário que tenha um smartphone, gratuitamente. Já o Skype e o Viber permitem até que você ligue para outro usuário do Android sem pagar nada por isso. Basta baixar o programa, fazer um cadastro e, automaticamente, todas as pessoas da sua lista de contatos poderão ser contactadas.

Os jogos também são bem populares nos smartphones. Independente de qual aparelho você utiliza, sempre vão existir centenas de jogos bem divertidos para ele. Claro que, com um smartphone mais caro e completo, é mais fácil rodar games pesados e complexos, mas os jogos mais procurados são aqueles mais leves e simples. O Angry Birds é um exemplo que virou febre entre os usuários. Ele, assim como outros bem legais, como Cut The Rope e Temple Run, é gratuito e funciona em praticamente qualquer aparelho com Android.

Ainda é possível encontrar uma infinidade de aplicativos com serviços muito úteis como e-mails, bancos e mapas, e até atribuições mais pessoais, como programas destinados a receitas, piadas e notícias sobre times de futebol. Basta decidir o que você procura e procurar na Play Store: com certeza vai encontrar lá.

Usando a câmera do celular e compartilhando as fotos

Tirar fotos pelo Android é muito simples: basta acessar o ícone da Câmera, apontar o aparelho para o local desejado e tocar no botão de disparo. Encontrar as fotos depois também não é difícil: é só entrar no aplicativo Galeria e procurar a imagem.

Porém, é possível fazer muito mais com seu smartphone e tablet. Você pode, por exemplo, compartilhar todas as suas fotos com seus parentes e amigos, tanto por e-mail quanto pelo Facebook. Para isso, você precisa encontrar a foto na sua Galeria ou Álbum e depois tocar em um ícone que vai aparecer em cima da imagem, que pode ser representado por algumas setas apontadas para cima ou por três círculos ligados por uma linha. Quando isto for feito, vai surgir uma lista com todos os canais por onde você pode compartilhar sua imagem.

Assistindo vídeos e ouvindo músicas

Se os mais variados apps e jogos e a capacidade de tirar fotos não são bastarem para convencer da capacidade de um Android, talvez as aplicações multimídias sejam suficientes. Com o smartphone, é possível ter acesso a um número ilimitado de vídeos, filmes, músicas e rádios, sendo a maioria de graça.

Colocar músicas no seu celular, aliás, é uma tarefa muito fácil. Toda a coleção de arquivos mp3 que estão no seu computador podem ser estocadas no seu smartphone de maneira muito fácil, e você pode utilizar o próprio player do Android para ouvir elas sempre que quiser.

Mas se você quiser ter acesso a um acervo quase ilimitado de músicas, aplicativos como o Rdio são uma boa pedida. O programa é uma espécie de biblioteca de músicas, para ouvir online, sem precisar baixar nada. O serviço está disponível para ser experimentado gratuitamente por uma semana, mas ele cobra R$ 14,90 por mês para acesso sem limites.

Já com o aplicativo oficial do YouTube, você pode encontrar uma quantidade ilimitada de vídeos dos mais variados estilos - humor, musicais, curiosidades, reportagens, programas de TV, etc. O app é totalmente gratuito, sendo que tudo que você precisa para ter acesso a todo o conteúdo é ter acesso à Internet no seu aparelho.

Mas se você não está satisfeito com vídeos dos mais variados tipos, talvez séries e filmes completos satisfaçam seu desejo. Com o Netflix, é possível acessar milhares de filmes e episódios de seriados completos. O serviço tem uma taxa de R$ 15 por mês, mas para os amantes do cinema, vale o preço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES