Aplicativo polêmico está entre os mais baixados de março

TikTok, WhatsApp e Zoom foram os aplicativos para celular mais baixados em todo o mundo

Baixados | Divulgação/Sensor Tower
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

TikTok, WhatsApp e Zoom foram os aplicativos para celular mais baixados em todo o mundo no mês de março de 2020. A rede social de vídeos curtos e o mensageiro mais popular do Brasil mantiveram as primeiras posições garantidas em fevereiro. O app de chamadas de vídeo é uma das novidades da lista, embora tenha sido alvo de golpes e enfrentado polêmicas de privacidade durante o isolamento para o combate à Covid-19.

O levantamento, feito pela consultoria Sensor Tower e divulgado nesta quarta-feira (8), leva em conta downloads únicos feitos nas lojas Google Play Store e App Store, mas desconsidera jogos ou aplicativos pré-instalados nos celulares Android e iPhone (iOS).

No caso do TikTok, foram mais de 115 milhões de downloads, quase o dobro do mesmo período de 2019. O Brasil corresponde a 9,4% das instalações. O WhatsApp foi baixado pouco mais de 76 milhões de vezes, das quais 8,5% têm origem brasileira. A Índia é o país que mais baixou ambos os apps no período.

A lista geral também traz o trio Facebook, Messenger e Instagram, além do SHAREit, app para Android que permite compartilhar documentos entre dispositivos com o sistema operacional do Google. Outra novidade é o Google Classroom, que monta uma sala de aula virtual entre professor e alunos.

No ranking específico da loja da Apple, surgiram algumas surpresas em relação aos meses anteriores. Em terceiro, está o DingTalk, plataforma de comunicação e colaboração para empresas desenvolvida pelo grupo chinês Alibaba. Também aparecem na lista o VooV Meeting, app para videoconferência, o Microsoft Teams, para reuniões de equipes, e o Houseparty, aplicativo de chamadas de vídeo que foi acusado de roubar senhas de usuários.

Crescimento de delivery e streaming no Brasil com a quarentena

Enquanto o uso de aplicativos que promovem aulas virtuais e videoconferências cresce em nível global, observa-se no Brasil o crescimento de número de downloads de apps das categorias de fitness, e-commerce, finanças, streaming e delivery. Segundo pesquisa da Inteligência Mobile do RankMyAPP, essas categorias somadas acumularam cerca de 9 milhões de downloads só em março.

A mudança tem relação direta com o isolamento social, já que a quarentena voluntária fez surgir necessidades como adotar a entrega a domicílio e usar o Internet Banking em vez de ir ao banco. Já o streaming seria uma alternativa para entretenimento com o aumento do tempo livre em casa, enquanto o crescimento de fitness é reflexo do fechamento de academias e centros de atividade física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES