App chinês com 1,5 bilhão de downloads desafia Facebook

TikTok bate a marca de 1,5 bilhão de downloads no mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TikTok ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de downloads na App Store e na Google Play Store. A rede social de vídeos curtos acumulou 614 milhões de instalações únicas no Android e no iPhone (iOS) somente neste ano, número 6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Atualmente, o app é o terceiro programa mais baixado do ano, sem levar em consideração os jogos, ficando atrás apenas do WhatsApp e do Facebook Messenger, mas à frente do Facebook e do rival Instagram.

Os números foram divulgados pela consultoria Sensor Tower, especializada em atividades do mercado de aplicativos móveis. O principal mercado de downloads do TikTok é a Índia, país que registrou 466,8 milhões de downloads da ferramenta, representando 31% do total. A China foi o segundo local com maior número de instalações, respondendo por 173,2 milhões. Os Estados Unidos aparecem em seguida, com 123,8 milhões.

O TikTok havia alcançado a marca de 1 bilhão de downloads únicos em fevereiro deste ano, chegando a 1 bilhão de usuários ativos em junho. A título de comparação, o Instagram bateu o primeiro bilhão de usuários ativos ainda em 2018, o que coloca a rede social do grupo do Facebook à frente do software chinês. Entretanto, o Instagram acumulou somente 238 milhões de downloads até agora neste ano.

Curiosamente, o TikTok é o único aplicativo entre os cinco mais baixados do mundo que não pertence ao conglomerado de Mark Zuckerberg. Mesmo assim, o app parece representar uma ameaça ao Facebook, já que a empresa americana chegou a lançar o aplicativo Lasso, que seria uma própria versão do programa, disponível apenas nos Estados Unidos.

Recentemente, o Instagram também adicionou aos Stories o recurso Cenas, bastante parecido com o funcionamento do TikTok. Disponível em fase de testes apenas no Brasil, a função permite criar takes curtos e agrupá-los em um vídeo maior para ser publicado nas histórias, usando músicas e efeitos, assim como na rede social chinesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES