Astrônomos filmam buraco negro emitindo jatos de plasma

O buraco negro em questão se chama MAXI J1820+070 e fica a 10 mil anos-luz de nós

Buraco Negro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe de astrônomos liderada por Mathilde Espinasse, da Universidade de Paris, conseguiu usar o Chandra X-Ray Observatory, em órbita da Terra, para filmar um buraco negro expelindo jatos de plasma próximos à velocidade da luz. A notícia está no site Olhar Digital.

O buraco negro em questão se chama MAXI J1820+070 e fica a 10 mil anos-luz de nós. Com oito vezes a massa de nosso Sol, ele forma um sistema binário com uma estrela com metade da massa de nosso Sol. A força gravitacional exercida pelo buraco negro arranca material da superfície da estrela. Este material se acumula em um disco de gás ao redor do buraco negro, e parte dele é acelerado e expelido na forma de jatos de plasma que são alinhados com os polos magnéticos (norte e sul) do buraco negro.

Reprodução

É o que pode ser visto na imagem acima, feita com base em quatro observações do Chandra, feitas em novembro de 2018 e fevereiro, maio e junho de 2019. Os jatos são compostos tanto por material quanto por energia, que é liberada quando partículas interagem com o material ao redor do buraco negro.

Devido a um fenômeno conhecido como “movimento superluminal”, eles parecem estar se movendo a velocidades diferentes. O jato que se afasta de nós parece estar a 60% da velocidade da luz, e o que se aproxima de nós parece violar leis da física e estar se movendo a 160% da velocidade da luz. Na verdade, é uma ilusão: o material dos jatos está se movendo a 80% da velocidade da luz, enquanto a luz propriamente dita se move em sua velocidade usual (300 mil km/s).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES