Ativistas de software livre lançam serviço de buscas contra Google

Chamado de YaCy, serviço gratuito usa rede P2P para fugir das

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ativistas de software livre lançaram uma ferramenta de busca peer-to-peer (P2P, ponto a ponto) para concorrer com Google, Yahoo, Bing (da Microsoft) e outros serviços do tipo.

O serviço gratuito YaCy chega com uma nova abordagem em buscas. Em vez de usar um servidor central, seus resultados de busca vêm de uma rede de ?peers? independentes ? usuários que já baixaram o YaCy. O objetivo é fazer com que nenhuma empresa possa decidir o que será listado, ou em qual ordem os resultados aparecem.

?A maior parte do que fazemos na Internet envolve buscas. É a ligação vital entre nós e a informação que estamos buscando. Para uma função tão essencial, não podem confiar em algumas poucas grandes empresas e comprometer nossa privacidade no processo?, afirmou o líder do projeto, Michael Christen.

O projeto tem apoio da Free Software Foundation Europe (FSFE), que está preocupada com o fato de as principais ferramentas de buscas terem muito controle e poder sobre quais informações os usuários podem encontrar na Internet. ?Essa empresa também saberá no que você está interessado atualmente. Os termos de busca usados dizem aos outros muito do que você está pensando. A publicidade direcionada é apenas o uso mais benigno desses dados?, explicou o presidente da FSFE, Karsten Gerloff.

?Estamos saindo da ideia de que serviços precisam ser controlados centralmente. Em vez disso, estamos percebendo o quão importante é ser independente, e criar uma infraestrestrutura que não tenha um único ponto falho?, completou Gerloff.

A rede do YaCy atualmente possui cerca de 600 ?peers?, mas os organizadores do projeto esperam que isso cresça juntamente com outros projetos de software livre que buscam substituir serviços dirigidos de modo central. Por exemplo, o identi.ca (status.net) oferece uma alternativa de software livre gratuita ao Twitter; já o diaspora (joindiaspora.com) e muitos outros fornecem uma alternativa gratuita ao Facebook.

Como costuma acontecer nos estágios iniciais de uma tecnologia nova, os resultados são melhores em alguns tópicos do que outros ? principalmente em questões ligadas a computação.

Os usuários do YaCy criam sumários e rankings individuais de buscas, para que os resultados combinem melhor com o que sendo buscado. Cada instância do software contém um protocolo de rede P2P para trocar sumários de busca com outras ferramentas do YaCy.

Qualquer internauta pode testar a ferramenta de buscas em http://search.yacy.net/. Os usuários podem se tornar parte da rede do YaCY ao instalar o software em seus computadores. O YaCy é um software livre, por isso qualquer pessoa pode usá-lo, compartilhá-lo e melhorá-lo. Atualmente ele está disponível para os sistemas GNU/Linux, Windows e Mac OS. O projeto também está em busca de desenvolvedores e outros contribuidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES