Audi confirma novo A8 no país: carro faz massagem e não rala roda

Essa confirmação do chefão da marca foi feita durante o Automotive Business Experience, evento que está sendo realizado em São Paulo e envolve grandes grupos da indústria e do mercado de carros nacional.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quarta geração do sedã grande de luxo extremo Audi A8, que foi apresentada no Brasil ainda durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, começa a desembarcar no país este ano, segundo o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck. Carro-chefe da Audi, o A8 de quarta geração foi apresentado globalmente em 2017 já com a missão de ser o modelo mais futurista da marca no momento. As informações são do Uol.

Essa confirmação do chefão da marca foi feita durante o Automotive Business Experience, evento que está sendo realizado em São Paulo e envolve grandes grupos da indústria e do mercado de carros nacional.

O carro é o primeiro carro produzido em série da empresa -- e um dos primeiros do mundo -- capaz de rodar por vias sem interferência do condutor, graças ao chamado Nível 3 de automação. Anda sozinho e não rala a roda Neste Nível 3, o condutor ainda precisa ficar atento o tempo todo, prestes a assumir volante e pedais, mas o carro pode se movimentar por conta, a velocidades de até 60 km/h, em rodovias, sobretudo. 

Albergou Gea/Reuters

O pacote de atrativos da nova geração do A8 ainda permite estacionar sozinho por aplicativo de celular, cabine com comandos feitos em painéis e telas sensíveis ao toque, além de massageador não só nos quatro bancos individuais, mas também nos pés de quem viaja atrás. O conceito de conectividade e interatividade na linha Audi (com direito a várias telas pela cabine), permite configurar ainda o sistema de suspensão inteligente e ativa, capaz até de erguer um dos lados da carroceria se detectar iminência de colisão lateral -- como forma de proteger os ocupantes.

Sensores a laser medem velocidade e distância de veículos que trafegam à frente, atrás e dos lados. Além disso, lê placas, analisa o asfalto (e sua suspensão pode evitar que a roda passe dentro de buracos) e até prepara a carroceria para resistir melhor a uma batida (elevando as suspensões do lado do impacto, por exemplo). O carro ainda tem um modo que impede que as rodas sejam raladas em manobras de estacionamento. 

Albergou Gea/Reuters

Com esta velocidade de 60 km/h, porém, só é permitido circular na faixa de baixa velocidade (mais à direita) -- é possível fazer o acionamento também em estacionamentos e interior de condomínios. Grande impedimento do sistema está na legislação dos países, ainda não preparada para carros autônomos. A Alemanha, por exemplo, barrou a comercialização do A8 com o sistema ativado. O carro tem a capacidade de fábrica, mas só passará a poder entrar no modo autônomo através de atualização automática (como num celular, por internet 4G), quando o país permitir. No Brasil, ainda não ficou claro se o modelo virá ou não com a função ativada.

Albergou Gea/Reuters

 Há rodas traseiras esterçantes e até airbags centrais para proteger os ocupantes em colisões, evitando que eles se choquem entre si. Para cá, a Audi importará apenas o A8 L, versão com entre eixos alongado , com motor 4.0 V8 de 466 cv e 67,3 kgfm de torque. Audi também vai abolir atual nomenclatura de versões, passando a usar os emblemas Prestige, Prestige Plus e Performance, sendo que modelos mais caros também podem perder configurações de entrada. A8+SUV = Q8 Ainda não está certo o momento de chegada do A8. 

Além da questão de homolgação e legislação, o interesse do mercado pode fazer outra estrela da nova linha passar à frente, o SUVão-Cupê Q8. O utilitário esportivo com também esteve no Salão de SP e virá com motorizações a gasolina -- possivelmente o mesmo 3.0 V6 dos sedãs da marca --, sendo claramente um modelo para chamar atenção e rivalizar com Mercedes-Benz GLE e GLE Coupe, além de BMW X6.

Albergou Gea/Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES