Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater às desigualdades sociais

O empresário estima sobre essa inovação como sendo essencial para diversos âmbitos sociais e empresariais nos próximos 10 anos.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater às desigualdades sociais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário fundador da Microsoft e Windows, Bill Gates publicou uma carta com o título “A Era da IA Começou”, onde relata a tecnologia de Inteligência Artificial como revolucionária e fundamental como a criação do celular ou da própria internet. O mesmo discorre sobre essa inovação como sendo essencial para diversos âmbitos sociais e empresariais nos próximos 10 anos. Confira a publicação no link.

“Isso (IA) mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras. Indústrias inteiras se reorientarão em torno dele. As empresas se distinguirão pela forma como o usam”, explica Gates em seu texto.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater à desigualdades sociais (Foto: Reprodução/Yoshikazu Tsuno / Getty Images)Se dedicando á filantropia, o empresário aborda que a Inteligência Artificial será importante para reduzir as desigualdades sociais no mundo, citando também a saúde, globalmente, como a “pior desigualdade”.

“[…] 5 milhões de crianças menores de 5 anos morrem todos os anos. Isso está abaixo dos 10 milhões de duas décadas atrás, mas ainda é um número surpreendentemente alto. Quase todas essas crianças nasceram em países pobres e morreram de causas evitáveis, como diarreia ou malária. É difícil imaginar um uso melhor de IAs do que salvar a vida de crianças”, descreve.

Bill Gates destaca diversos panoramas precisos no qual a IA pode desenvolver suas contribuições, seja elas na capacitação de trabalhos, auxílio à vidas, e melhoras na educação. Tendo conhecimento em como as pessoas devem reagir com a inserção dessa tecnologia, o bilionário está disposto a explicar seus benefícios e cuidados de uso em meio à sociedade.

“Qualquer nova tecnologia tão disruptiva certamente deixará as pessoas desconfortáveis, e isso certamente é verdade com a inteligência artificial. Eu entendo o porquê - levanta questões difíceis sobre a força de trabalho, o sistema jurídico, privacidade, preconceito e muito mais. IAs também cometem erros factuais e experimentam alucinações. Antes de sugerir algumas maneiras de mitigar os riscos, definirei o que quero dizer com IA e entrarei em mais detalhes sobre algumas das maneiras pelas quais ela ajudará a capacitar as pessoas no trabalho, salvar vidas e melhorar a educação”, relata em trecho da publicação.

Bill Gates: Inteligência Artificial deve combater à desigualdades sociais (Foto: Reprodução/Internet)Sobre a possibilidade de erro do funcionamento da Inteligência Artificial ou riscos que a mesma pode acarretar, Gates fala que essas situações são possíveis, mas o desenvolvimento da tecnologia foca na correção desses erros. Esses mesmo desenvolvimentos excluem problemas como a possibilidade de ameaças contra humanos.

“Existem outros problemas, como IAs dando respostas erradas para problemas de matemática porque lutam com o raciocínio abstrato. Mas nenhuma dessas são limitações fundamentais da inteligência artificial. Os desenvolvedores estão trabalhando neles e acho que os veremos corrigidos em menos de dois anos e possivelmente muito mais rápido.”

Dentre todos os pontos que Bill Gates levanta em seus argumentos sobre a evolução e inserção da Inteligência Artificial a nível global, seu progresso na “Era da IA está repleta de oportunidades e responsabilidades”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES