Bingo: o radiotelescópio brasileiro que vai mapear parte escura do Universo

Compreensão sofisticada do universo. Fontes mais complexas de energia limpa, viagens constantes para fora da Terra, prevenção de queda de asteroides.

Bingo: o radiotelescópio brasileiro que vai mapear parte escura do Universo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O radiotelescópio brasileiro Bingo está em desenvolvimento em Aguiar, na Paraíba, e, tem o objetivo de captar imagens e contribuir para pesquisas sobre o espaço. Ambos permitem a observação de locais mais afastados do universo, a chamada energia escura.

De acordo com o coordenador do Projeto Bingo e professor da USP, Elcio Abdalla, a energia escura é o maior componente do universo e 95% de seu conteúdo é completamente desconhecido. Dessa porcentagem, 27% são constituídos de matéria escura e apenas 5% podem ser observados diretamente, a matéria bariônica.

Bingo: o radiotelescópio brasileiro que vai mapear parte escura do Universo (Divulgação)A importância do Bingo

Abdalla afirma ainda que as observações e conclusões obtidas pelo equipamento brasileiro podem permitir, no futuro, uma compreensão sofisticada do universo. Ele destaca que os resultados trarão, eventualmente, fontes mais complexas de energia limpa, viagens constantes para fora da Terra, prevenção de queda de asteroides e até a possibilidade de vida em outros planetas.

"A energia escura constitui mais de duas terças partes do Universo material, sendo, portanto, essencial para entender que tipo de expansão acontece no Universo. Sendo completamente desconhecida, essa parte do universo pode trazer surpresas para nós, que não sabemos, no momento, estimar o que ocorre com o setor escuro e se ele pode ser melhor estudado e até mesmo usado para algo", afirma Abdalla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES