Bradesco muda respostas da Bia para combater assédio

A ação visa combater o assédio e o preconceito de gênero contra inteligências artificiais e assistentes virtuais

Bia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As respostas da BIA, inteligência artificial do Bradesco, para interação com os clientes vai mudar. O banco anunciou a novidade na noite de segunda-feira (05). O objetivo é dar uma resposta ao assédio e faz parte da adesão do banco ao movimento “Hey, Update My Voice”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A ação visa combater o assédio e o preconceito de gênero contra inteligências artificiais e assistentes virtuais, que, na maioria das vezes, possuem vozes e nomes femininos, como Alexa e Siri.

Bradesco quer combater assédio (Foto: Reprodução)

“A BIA não é uma mulher real, ela é uma inteligência artificial, mas também sofre assédio, e isso acontece porque ela é composta por elementos femininos”, declarou a empresa em comunicado. “Assim a violência também é baseada no gênero. A omissão a esse tipo de ofensa só colabora para que o assédio seja visto como algo natural”, completou o banco.

A partir de agora, a BIA dará respostas contundentes e firmes quando forem feitos comentários abusivos contra a assistente. “Com respostas novas e firmes para comentários abusivos, a BIA quer enfrentar o assédio, propondo uma mudança na maneira como as mulheres são vistas em nossa sociedade”, disse o Bradesco na descrição da campanha publicitária.

Quais serão as respostas

Em um vídeo de cerca de um minuto, o Bradesco informa que sua inteligência artificial vinha sofrendo uma série de ofensas e até algumas investidas sexuais, mesmo sendo um computador. Um exemplo disso, é a resposta dada pela assistente ao ser chamada de burra ou imbecil.

Antes, a resposta automática era “Não entendi, poderia repetir?”, agora, o retorno será “Essas palavras são inadequadas, não devem ser usadas comigo e com mais ninguém”, em um tom de voz firme e imperativo.

Em relação a investidas, também haverá uma resposta mais dura. Anteriormente, ao receber o pedido de uma foto atual, por exemplo, a resposta padrão era “Foto? Apesar de falar como humana, sou uma inteligência artificial”. Agora, o retorno será: “Pra você pode parecer uma brincadeira, pra mim foi violento”.

Além disso, o Bradesco disponibilizou uma seção em seu site para falar sobre assédio moral e sexual e passar algumas orientações às mulheres de como agir caso sejam vítimas deste crime. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES