Caixa estuda usar maquininhas para 3ª parcela do auxílio emergencial

A proposta deve transformar as poupanças digitais da Caixa em carteiras virtuais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Caixa Econômica Federal discute com empresas de maquininhas de cartão um novo método para distribuir a terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. A notícia está no site Olhar Digital.

O banco estuda permitir o acesso ao benefício por meio do cartão de débito virtual das contas digitais da instituição. O sistema funcionaria por QR Codes gerados a cada pagamento nas maquininhas das empresas credenciadas.

A proposta deve transformar as poupanças digitais da Caixa em carteiras virtuais semelhantes aos serviços de empresas como PicPay e Mercado Pago.

A ideia da Caixa é reduzir as filas de retirada do benefício nas agências do banco, uma vez que o processo não envolve o saque dos recursos. O órgão federal já conversa com a Cielo, a Rede e a Getnet. Além disso, a iniciativa ainda pode envolver a bandeira de cartões Elo, que é associada à própria instituição.

Segundo o Estadão, o projeto de usar as maquininhas para o auxílio emergencial teria sido proposto por representantes da Cielo. A empresa já adaptou terminais para aceitar pagamentos com os recursos do auxílio emergencial por meio do cartão de débito virtual da Caixa. Grandes marcas varejistas como Carrefour, Extra e Assaí também já aderiram à ideia, diz o jornal.

Bloqueio de transferências

Na semana passada, a Caixa Econômica Federal impôs uma nova restrição que impede cidadãos de transferirem a segunda parcela do auxílio emergencial depositado na poupança digital do banco para outra conta. A medida deve valer até a próxima segunda-feira, dia 30 de maio.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o objetivo da regra é evitar aglomerações nas agências do banco, uma vez que muitos beneficiários transferiam o dinheiro para conhecidos e provocavam distorções no calendário de saque do auxílio emergencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES