Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Carro pode ser controlado pelo iPhone

Não é de hoje que a Apple deixa escapulir informações sobre o projeto automotivo Apple Car

Compartilhe
Google Whatsapp

Não é de hoje que a Apple deixa escapulir informações sobre o projeto automotivo Apple Car. Uma patente registrada em 2018 pela maçã e publicada na última semana revela a intenção da empresa em criar um sistema para destravar o veículo por meio do iPhone ou Apple Watch. A ideia utilizaria o Bluetooth e frequências de rádios mais curtas (ultra-wideband, UWB) para fazer a comunicação entre os dispositivos. A notícia está no site Tech Tudo.

Segundo o documento, é possível escolher funções distintas cada tipo de protocolo sem fio. Na conexão por Bluetooth, por exemplo, ele “pode ser usado para executar a autenticação do veículo e trocar recursos entre um dispositivo móvel”, enquanto a UWB “pode fornecer maior precisão para medições de distância”.

O sistema prevê a utilização de módulos instalados no carro que se comunicam diretamente com o dispositivo móvel, seja ele iPhone ou Apple Watch, quando os dois estiverem próximos. Os sensores conseguiriam detectar a proximidade entre os componentes para conceder permissões de acesso ao usuário.

Além de destravar o carro, o sistema permitiria uma configuração de perfil para cada tipo de dispositivo associado aos módulos do carro. Por exemplo, um pai poderia configurar o Apple Watch do filho para conceder acesso apenas à parte traseira do automóvel. Desse modo, uma criança não conseguiria dar a partida no carro usando o aparelho.

Partindo deste mesmo princípio, o administrador do ambiente poderia conceder acessos a outro dispositivo para apenas ligar a luz interna, aparelho de som e outras funções sem necessariamente permitir que ele dirija o automóvel. Além disso, a pessoa pode usar os sensores para acionar o destravamento das portas quando estiver próximo (ou programar um tempo hábil para fazê-lo), mas só acionar a ignição quando estiver dentro do veículo.

Através dos sistemas sem fio Bluetooth e UWB, o iPhone ou Apple Watch pode trocar informações que complementem a direção, como a precisão de distância entre locais, rotas e tráfegos alternativos. Esta comunicação permitiria também compartilhar arquivos através do AirDrop, possivelmente músicas e vídeos.

Antes da criação desta patente, a Apple afirmava que pode ser inconveniente carregar as chaves do carro junto com o iPhone no bolso. Por enquanto, a ideia manifesta apenas a intenção da empresa em produzir a tecnologia, mas se isso realmente acontecer, seria de grande utilidade também para as pessoas que às vezes esquecem as chaves em casa.


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se