Cientistas criam fórmula para o café perfeito

A conclusão foi que grãos mais grossos criam uma mistura mais saborosa e diminuem o desperdício

Café perfeito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há diversas formas de se fazer café. Uma das mais populares, seja por sabor ou praticidade, é utilizando máquinas de café expresso. Contudo, um grupo de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, criou uma fórmula matemática para produzir o melhor expresso. A conclusão foi que grãos mais grossos criam uma mistura mais saborosa e diminuem o desperdício. A notícia está nos site Olhar Digital.

Ao contrário da crença popular, o resultado foi uma extração maior dos compostos do café, além de diminuir os riscos de se entupir o coador, o que ocorre quando o grão está mais moído. Para chegar a essa conclusão, Jamie Foster e os demais cientistas criaram um modelo matemático do coador da máquina de expresso. Primeiro, utilizaram apenas uma partícula para os cálculos, antes de fazerem as contas com o tamanho real do recipiente.

Uma pequena cafeteria em Oregon usou os resultados da pesquisa para mudar sua forma de fazer o café. Em um ano, a economia do estabelecimento foi de mais de R$ 15,5 mil reais. “Se todos fizessem isso, seria possível economizar bilhões de dólares na indústria”, destacou Foster.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES