Cientistas desenvolvem bateria de celular que dura até cinco dias

O desafio é levar a bateria à produção

bateria | Pexels - Rawpixel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As baterias de lítio-enxofre podem ser a notícia do ano para os celulares. Isso porque pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, afirmam ter criado um projeto para a bateria mais eficiente do mercado. Uma unidade de tamanho adequado, supostamente, pode ter carga suficiente para aguentar cinco dias de uso nos smartphones. Uma unidade do tamanho de uma mochila poderia manter um carro elétrico por mais de mil quilômetros. Além disso, o equipamento teria impacto ambiental reduzido e um custo de fabricação “extremamente baixo”. A notícia está no site Olhar Digital.

A base para tal projeto foi refazer as ligações das partículas no cátodo de enxofre para ajudá-las a lidar com cargas mais altas sem perder sua capacidade, desempenho e estabilidade. O desafio é levar a bateria à produção. Muitos pesquisadores já divulgaram avanços que nunca chegaram aos produtos finais.

Há muito trabalho envolvido em levar as baterias para o mercado, seja refinando o design, ou encontrando uma maneira de produção em grandes quantidades. Muitas dessas invenções não saem do laboratório. A equipe australiana pode estar próxima de oferecer um produto prático. O Instituto Fraunhofer, da Alemanha, já produziu baterias de teste e os cientistas pretendem testar o projeto em carros e redes de energia solar no final de 2020. Além disso, a equipe recebeu a patente da invenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES