Clonar whatsapp alheio? Saiba como funciona o novo golpe

Golpe que promete clonagem de WhatsApp está na praça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O golpe da vez no WhatsApp envolve a falsa promessa de clonar uma conta alheia --para aqueles que estejam desconfiando dos amigos e cônjuges, talvez? O truque foi revelado no blog da empresa de segurança digital Eset.

Os fraudadores apresentam vídeos explicativos sobre a realização da clonagem. Ao final, em vez de realizar a clonagem, a vítima acaba inscrita em um serviço de SMS Premium, tendo seus créditos do celular descontados sem consentimento.

O golpe começa a partir de uma mensagem distribuída via WhatsApp (imagem acima). Ao acessar o link, o usuário é levado a uma página que contém dois vídeos. O primeiro, reproduzido automaticamente, mostra uma pessoa encapuzada com óculos escuros e rosto coberto, que explica como realizar a suposta clonagem com o número da conta de outro usuário.

Durante a reprodução, o encapuzado diz que vai clonar o WhatsApp da própria esposa, informando o número dela. Neste instante, aparecem duas opções para visualizar as conversas: "ver online" ou "baixar".

Selecionada a opção, é apresentada uma barra de carregamento que vai sendo rapidamente preenchida. A ideia é simular que os servidores do WhatsApp estão sendo contatados e que o número fornecido será clonado. No entanto, as mensagens apresentadas e a barra de carregamento são apenas animações para enganar a vítima.

No vídeo, o carregamento termina e o botão "Liberar" é apresentado, onde o usuário deve compartilhar a mensagem com todos os seus contatos, sendo automaticamente redirecionado para o WhatsApp "clonado".

Em seguida, quando o usuário aperta um novo botão na tela, "Clonar WhatsApp!", um pop-up contendo uma suposta mensagem de erro ("erro 804") é apresentado.

No segundo vídeo da página, o mesmo personagem encapuzado mostra como supostamente resolver o tal erro. Mas ao seguir os passos, a vítima acaba realizando o cadastro em um serviço de SMS Premium e começa a ter seus créditos descontados.

O vídeo é reiniciado e apresenta os primeiros passos do anterior, informando que mesmo após compartilhar com todos os contatos e grupos do WhatsApp, o erro 804 continuará ocorrendo. Novas explicações se seguem, levando o usuário a curtir uma página do Google Plus e depois em um botão "Não sou um robô", que na verdade contém um link de uma plataforma de publicidade e registro em outro serviço pago de SMS.

O vídeo foi publicado no dia 28 de dezembro de 2016 e já possui quase 28 mil visualizações, segundo a Eset. Já o segundo vídeo, publicado no dia 7 de janeiro deste ano, possui um pouco menos.

Para evitar cair nesses golpes, valem as orientações de sempre: evite campanhas suspeitas com promessas de recursos miraculosos no WhatsApp. Não clique em links e vídeos fornecidos por essas campanhas. Além disso, instale um bom antivírus em seu celular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES