Cofundador da Apple afirma que IA pode facilitar os golpes da internet

Steve Wozniak, cofundador da empresa Apple, afirma que IA pode facilitar fraudes pela internet

Steve Wozniak, cofundador da Apple, fala sobre os perigos da inteligência artificial | Veja - Foto: Reprodução Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cofundador da Apple, Steve Wozniak declarou em entrevista para a BBC News que teme a forma como a tecnologia possa ser explorada por “pessoas mal-intencionadas”, ainda defende que as criações de inteligência artificial devam ser com certeza rotuladas de algumas maneiras, e que podem dificultar a identificação de golpes e desinformação.

Steve Jobs, Jhon Sculley e Steve Wozniak, em evento da Apple no ano de 1984 - Foto: BETTMANN/GETTY IMAGES/BBC

O termo inteligência artificial se refere à um sistema de computadores capaz de realizar tarefas que antes precisariam de inteligência humana. Isso inclui chatbots com capacidade de entender perguntas e responder tal qual um humano faria, como o ChatGPT que ganhou muita visibilidade nos últimos meses, além de sistemas que podem reconhecer objetos e até humanos.

Em conversa com a BBC News, ele afirmou que o conteúdo presente na inteligência artificial deve ser rotulado e que é necessário que haja uma regulamentação para o setor. Steve contou durante entrevista que havia assinado uma carta em março com mais de mil pessoas, incluindo o empresário Elon Musk, pedindo que houvesse uma pausa na criação de modelos de IA que fossem mais “poderosos”.

Wozniak, conhecido no mundo da tecnologia como Woz, é um veterano cofundador da Apple com Steve Jobs e inventou o primeiro computador da maçã. Ainda durante entrevista, ele falou a Zoe Kleinman, a editora de tecnologia da BBC, sobre os benefícios da IA e também sobre suas preocupações.

“A inteligência artificial é tão inteligente que está aberta às pessoas mal-intencionadas, aquelas que querem te enganar sobre quem elas são”, advertiu Wozniak em sua fala.

ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES

O cofundador acredita que a responsabilidade por consequências geradas pela IA e depois levadas ao público deve ser de quem as publica, ele quer que a regulamentação responsabilize essas grandes empresas de tecnologia que “sentem que podem se safar de qualquer coisa”.

Steve Wozniak foi o pioneiro da computação no mundo e diz que oportunidades perdidas na criação da internet serviram de lição para os arquitetos da inteligência artificial de hoje, e firma acreditar que “não podemos parar a tecnologia, mas podemos preparar as pessoas para que sejam mais capacitadas a identificar possíveis fraudes e tentativas maliciosas de obter informações pessoais”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES