Com novos processadores, celulares terão câmeras melhores

Com o lançamento do processador Snapdragon 865, os modelos de 2020 ganham uma base para construir soluções que ainda não foram vistas em termos de inteligência artificial e câmera

Celular | Thiago Lavado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando smartphones são renovados todos os anos pelas fabricantes, as melhorias são dependentes do que o processador do dispositivo é capaz de proporcionar. Com o lançamento do processador Snapdragon 865, que deve vir nos próximos celulares Android topo de linha, os modelos de 2020 ganham uma base para construir soluções que ainda não foram vistas em termos de inteligência artificial e câmera. A notícia está no site G1.

Por exemplo, já é possível ver funcionalidades como a tela do celular, em repouso, mostrando a música que está tocando no ambiente, ou ainda transcrição de áudio em tempo real — um recurso que o Google mostrou em funcionamento durante o lançamento do Pixel 4. A notícia está no site G1.

De acordo com Ziad Asghar, vice-presidente de gerenciamento de produto da Qualcomm, fabricante do Snapdragon, poderemos começar a ver aplicações mais interessantes com áudio e som nos smartphones graças a uma capacidade de processamento duas vezes maior do que na geração anterior.

Em uma apresentação ele demonstrou um aparelho captando o áudio em inglês em tempo real, transcrevendo para texto, traduzindo para mandarim e em seguida lendo o texto em mandarim. Nesse sentido, o aparelho poderia funcionar quase como intérprete entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma.

“As primeiras aplicações de inteligência artificial em smartphones foram em imagem, como redução de ruído e desfoque em retratos. Agora vemos a tecnologia se voltando para áudio”, explica. “Tudo isso acontece diretamente no aparelho, sem a necessidade de uma conexão com processamento em nuvem”.

Esse tipo de inovação depende do desenvolvimento de softwares e pode ser levada até para segurança, como uso de reconhecimento de voz para fazer autenticação. “Processar no aparelho é um recurso poderoso, porque os dados não precisam ser compartilhados”, afirma Asghar.

Câmeras melhoradas

Para os aficionados por câmeras e gravações, as novas funcionalidades vão permitir que celulares gravem mais e melhor. O uso de gravação em câmera lenta, que até então era um recurso limitado a gravações durante alguns segundos, agora pode ser usado sem limites para imagens em HD a 960 quadros por segundo.

Com um processamento melhorado, o chip irá permitir também fotografias em até 200 megapixel e qualidade de gravação em até 8K, o que é inédito em smartphones — dependendo, claro, do hardware que será incluído pela fabricante do dispositivo.

Segundo Judd Heape, diretor de produto na Qualcomm especializado em câmera, o melhoramento do processador também irá permitir que as imagens consigam melhorar a redução de ruído em fotos com baixa iluminação, enquanto mantêm detalhes, e também proporcionar cores mais fiéis e fotos com mais "textura".

“O objetivo é que a câmera de um smartphone consiga reproduzir o que a pessoa está vendo, chegando o mais próximo possível de uma câmera dedicada”, disse Heape, que afirmou que pessoas que antes levavam câmeras em viagem cada vez mais preferem levar apenas os smartphones.

Os processadores Snapdragon são usados em smartphones como Google Pixel, Galaxy S10 e Note 10, e em diversos modelos de celulares Xiaomi e Asus. Apple e Huawei fabricam os próprios processadores, mas as outras fabricantes via de regra utilizam os processadores da Qualcomm em seus aparelhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES