Como fazer pergunta anônima no Instagram? Pegadinha gera confusão

Alguns usuários estão forjando uma caixa de pergunta anônima para trollar amigos

Instagram | Aline Batista/TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazer pergunta anônima no Instagram ainda não é possível, visto que não existe nenhuma função específica para isso na rede social. No entanto, uma pegadinha que começou a circular no aplicativo nos últimos dias vem gerando confusão e causando dúvidas nos usuários. A ideia é fazer com que os seguidores acreditem que podem mandar perguntas anônimas para serem respondidas nos Stories. A origem da brincadeira não está clara, mas ela vem movimentando a Internet, já que muitas pessoas caíram no truque e aproveitaram o "anonimato" para falar coisas que não deveriam.

Para enganar os seguidores, o autor da brincadeira usa o adesivo "Faça uma pergunta", que permite abrir um espaço para os amigos enviarem suas questões, mas edita a imagem para alongar o sticker e incluir uma frase enganosa, que afirma se tratar de uma mensagem anônima. É possível encontrar publicações com diversas afirmações, como "Esse usuário não será notificado", "Esse usuário não será capaz de identificá-lo" ou "Esse usuário não poderá ver quem enviou a mensagem".

Aline Batista/TechTudo 

A realidade é que não existe, até o momento, nenhum recurso que permite o envio anônimo de perguntas ou quaisquer mensagens. Ao usar o sticker de Perguntas, o dono da conta pode ver quem enviou o questionamento. Apesar disso, se ele escolher compartilhar ou responder a mensagem recebida pelos Stories, os outros seguidores não ficam sabendo quem foi o autor daquela pergunta. De qualquer forma, quem cair na pegadinha e mandar sua questão pode acabar se expondo para o amigo.

A brincadeira vem movimentando a web nos últimos dias. Segundo o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na Internet, houve um aumento nas pesquisas sobre como fazer pergunta anônima no Instagram nas últimas 24 horas. Entre os termos mais buscados estão "como colocar pergunta anonima no instagram" e "caixa de pergunta anônima no Instagram". Muitas pessoas acreditaram que de fato se tratava de uma atualização no aplicativo, o que também gerou um aumento nas pesquisas relacionadas a updates no Instagram.

O assunto também tem repercutido nas redes sociais. No TikTok, é possível ver vários vídeos de pessoas ensinando a trollagem. Já no Twitter, alguns usuários aproveitaram para falar sobre a brincadeira. Algumas pessoas contam terem caído na suposta novidade e se dizem envergonhadas, outras desmentem a história falando que não se trata de um novo recurso e umas ainda mostram os resultados da zoação.

Esta não é a primeira vez que usuários fazem pegadinhas com os amigos pelo Instagram. No mês passado, circulou pela rede social uma brincadeira em que supostamente seria possível trocar o nome do perfil de um amigo no Instagram. Muitos acreditaram na trollagem e colocaram nomes absurdos quando, na verdade, estavam trocando seus próprios usernames.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES