Comprar iPhone 5 ou esperar pelo Galaxy S4: o que fazer? Saiba

É difícil dizer se vale a pena esperar pelo novo Galaxy, pois o produto ainda está encoberto em rumores

iPhone 5 contra conceito do Galaxy S4 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O iPhone 5 chega às lojas brasileiras na próxima sexta-feira (14), mas um aparelho que promete desbancar o smartphone da Apple já começa a aparecer no horizonte: o Galaxy S4, da Samsung. De acordo com recentes rumores, o aparelho pode ser lançado entre janeiro e abril de 2013, com tecnologias inovadoras e especificações muito avançadas. Assim, fica a questão: vale mais a pena comprar o novo iPhone ou esperar pelo "revolucionário" S4?

É difícil dizer se vale a pena esperar pelo novo Galaxy, pois o produto ainda está encoberto em rumores. Mas fizemos um balanço com base nas informações que parecem ser consenso entre os sites especializados e comparou os dois aparelhos com base em quatro critérios: processador, câmera, display e assistente de voz.

Processador

Informações que circulam em sites especializados dizem que o S4 virá com um processador quad-core Cortex-A15 com 2 Ghz ? configurações muito superiores às do iPhone 5, que tem um chip dual-core de 1,2 Ghz. O superprocessador do smartphone da Samsung seria muito mais rápido que o do concorrente e capaz de executar várias tarefas simultaneamente sem perda de velocidade.

No entanto, o site GMSArena afirma que o Cortex-A15 quad-core consumiria a bateria do S4 em tempo recorde, questão que, se não for resolvida pela Samsung, será um grande ponto negativo do aparelho. Ainda assim, a energia não é um diferencial positivo do iPhone 5, cuja bateria dura apenas 8 horas de conversação sem necessidade de carga - como comparação, o Razr Maxx HD, da Motorola, dura 32 horas de conversa sem descarregar.

Câmera

É razoável supor que a câmera do Galaxy S4 será de 13 megapixels, pois a Samsung havia manifestado interesse em uma câmera com essa resolução já na época do S3. Já o iPhone 5 possui uma de 8 MP. Porém, a quantidade de megapixels não determina necessariamente a qualidade das fotos.

Um número maior de megapixels significa uma maior capacidade de ampliação das fotos ? aumentar a imagem sem que ela fique ?quadriculada? ? mas, ao mesmo tempo, sensores de lentes de celulares normalmente não têm capacidade para lidar com um grande número de pixels, o que prejudica a qualidade da cor e cria a chamada ?granulação?. Quanto mais pixels o sensor é forçado a captar, mais calor é gerado e mais ruído é produzido na imagem.

No entanto, a fabricante dos módulos da lente da câmera do iPhone 5 declarou recentemente que foi procurada por uma empresa sul-coreana para fabricar seus componentes. Como a LG - outra grande coreana - fabrica suas próprias lentes, tudo leva a crer que seria a Samsung. Assim, é bem possível que a câmera do Galaxy S4 tenha a mesma tecnologia da do iPhone 5, mas com uma resolução bem maior.

Display

Segundo o site SlashGear, há a possibilidade de o S4 ter uma tela de 5 polegadas com resolução FullHD (1080p), bem superior à configuração do iPhone 5. Se confirmada a informação, o Galaxy S4 será um dos primeiros smartphones do mercado com display de qualidade tão alta. A tecnologia do iPhone 5 permite apenas uma resolução de 640 x 1136p com 326 ppi (pixels por polegada), contra os 441 ppi do S4, tornando este último o melhor para assistir vídeos e filmes.

Assistente de voz

O Siri do iPhone 4S fez com que a concorrência corresse para desenvolver sistemas de reconhecimento de voz para seus celulares. Porém, mesmo após a criação de recursos similares por Google e Samsung, o produto da Apple ainda leva vantagem. Comparado ao Siri do iPhone 5, o S-Voice da empresa sul-coreana é limitado e extremamente lento; ainda assim, é o único que faz publicações no Twitter apenas com comando de voz, o que é um diferencial para quem usa o microblog.

No entanto, como o Galaxy S4 deve chegar ao mercado com o sistema Android na versão 4.2 (ou, quem sabe, até com a futura 5.0), é muito provável que traga o assistente Google Now, que não é exatamente como o Siri, mas traz diversas informações relevantes ao usuário automaticamente.

Tecnologias "inovadoras"

Ainda que o iPhone 5 seja um aparelho com ótimo desempenho e muito cobiçado, de um modo geral ele não traz muitas novidades em relação ao seu antecessor 4S: a tela maior, o hardware um pouco mais avançado e o iOS 6 de fábrica são as principais inovações.

No entanto, de acordo com os rumores, o Galaxy S4 pode chegar para revolucionar o mercado, já que foi ventilado que o dispositivo vai trazer a inédita tela flexível da Samsung, que seria maleável e praticamente inquebrável.

Além disso, por contar com a mais recente versão do Android, o aparelho provavelmente traria recursos muito interessantes como o multi-window - que possibilita abrir e utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela -, já presente no Galaxy Note 2 e em breve no Galaxy S3.

Presente x Futuro

Se forem consideradas todas as supostas especificações tecnicas e recursos do Galaxy S4, ele realmente será um aparelho superior a qualquer outro lançado até hoje, deixando o iPhone 5 com cara de velharia. Porém, como nem os rumores e nem mesmo o smartphone foram confirmados pela Samsung, esperar pelo produto seria apenas uma aposta. O iPhone, por outro lado, chega às lojas brasileiras em breve e já mostrou tudo o que tem. Resta ao usuário decidir se ele quer o "bom" agora ou um suposto "revolucionário" no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES