Download no celular fica 17,1% mais rápido no Brasil, aponta estudo

A pesquisa avaliou apenas usuários conectados ao 4G

Celular | Lucas Mendes/TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil ocupou a posição 58 no ranking mundial de internet móvel, com velocidade de 15,3 Mb/s (Megabits por segundo, conhecido como "mega" no Brasil). O levantamento divulgado pela consultoria OpenSignal indica alta de 17,1% na velocidade de download via 4G no país durante março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. 

O estudo analisou as principais mudanças ocorridas em 100 países de todo o mundo um ano após o primeiro lançamento dos serviços de 5G. A empresa levou em conta fatores como velocidade de download e upload, experiência de vídeo e porcentagem de tempo de uso. A pesquisa avaliou apenas usuários conectados ao 4G. Portanto, acessos via Wi-Fi foram desconsiderados.

A velocidade média de download no país aumentou em 2,2 Mb/s, passando para 15,3 Mb/s – o que representa uma melhora de 17,1%. Com isso, o Brasil passa a ser o quinto país mais rápido da América Latina para baixar arquivos, ficando atrás do Uruguai (20,3 Mb/s), México (19,6 Mb/s), Porto Rico (18 Mb/s) e Argentina (17,4 Mb/s). No ranking mundial, o Brasil ocupa a posição 58 de 100.

Já o percentual de tempo que os brasileiros passaram conectados às redes de quarta geração aumentou 7,4 pontos percentuais (10,2%), passando para 79,3%. Este número representa o terceiro maior aumento da América Latina levando em consideração o crescimento entre os primeiros trimestres de 2019 e 2020.

Segundo a consultoria, estes avanços podem estar relacionados à pandemia do novo coronavírus, que tem feito com que os usuários gastem mais tempo com o consumo de conteúdos online.

O Brasil fica atrás apenas de Equador (25%) e Costa Rica (14,8%). No total, o país foi o 25º país da lista com o maior aumento. A média geral na ampliação de disponibilidade de 4G entre os 100 países observados foi de 6,1 pontos percentuais, passando para 86,8%.

Em relação à qualidade da experiência de vídeo, o Brasil melhorou, passando da categoria “justo” para “bom”. A pontuação do país aumentou 11,2 pontos, aumentando para 63,2 em uma escala que vai até 100, apenas 1,8 pontos a menos para entrar na categoria “muito bom”, localizada entre 65 e 75 pontos.

Embora seja uma melhoria significativa, a Opensignal fez um alerta em relação à experiência de vídeo menos consistente no Brasil. A empresa ressalta que o problema acontece principalmente quando se trata de resoluções mais altas de streaming (transmissão ao vivo).

A pesquisa também apontou que os países que ainda não implementaram o 5G apresentaram melhoras na experiência de vídeo. A pontuação pulou para 46,9 – aumento de 20,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES