Embarque com reconhecimento facial começa a ser testado

Em Santa Catarina, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, começou a utilizar esse método

Aeroporto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reconhecimento facial é uma tecnologia que sempre traz polêmica, e agora essa discussão está se aproximando dos aeroportos. Em Santa Catarina, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, começou a utilizar esse método de autenticação para permitir ou rejeitar o embarque de passageiros. É o primeiro do país a testar esse sistema. A notícia está no site Olhar Digital.

A iniciativa não é exclusivamente de Santa Catarina, o estado apenas é o primeiro a receber os testes. O projeto, chamado Embarque Seguro, parte do Ministério da Infraestrutura e é desenvolvido em parceria com a Serpro, a empresa estatal de tecnologia e desenvolvimento de software do governo federal. O aeroporto de Florianópolis foi escolhido por já contar com a infraestrutura necessária para a implementação.

Ao tentar embarcar, o passageiro tem seu rosto escaneado e a informação é cruzada com os bancos de dados governamentais para realizar a identificação. Inicialmente, a comparação é feita com o banco do Denatran, com cerca de 56 milhões de registros, mas a ideia é expandir essa capacidade para outros bancos, já que não são poucos os brasileiros que não têm carteira de habilitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES