Equinócio de Outono é celebrado em Doodle do Google; saiba aqui o que é

Doodle mostra fenômeno em árvores no equinócio de outono, mas raro no Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Equinócio de Outono, fenômeno que marca o início da estação no hemisfério sul, é celebrado nesta quinta-feira (20) em um Doodle do Google animado. O evento astrológico marca o período em que o sol incide de maneira igual nos dois hemisférios do planeta e tanto o dia como a noite têm duração igual. A animação faz referência à queda das folhas das árvores nos meses que antecedem o inverno.

O equinócio é um fenômeno natural que ocorre duas vezes ao ano: no mês de março, nos dias 20 ou 21, e em setembro, no dia 22 ou 23. Nestas datas é quando ocorre a chegada do outono e da primavera nos hemisférios terrestres, em ordem inversa. A chegada deste evento natural pode variar graças ao fato de um ano solar, ou trópico, possuir aproximadamente 365 dias e seis horas, fenômeno que também explica a existência dos anos bissextos.

A palavra equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Durante o fenômeno, o dia e a noite terão duração iguais de 12 horas, diferentemente do verão, quando o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e do inverno, quando o período noturno é maior. Além disso, o equinócio compreende o período em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões centrais da Terra próximas à linha do Equador.

A animação publicada pelo Google para lembrar o equinócio de outono destaca um fenômeno comum em zonas temperadas e de inverno rigoroso, mas que se tornou simbolo mundial da estação. Na animação, a personagem caminha entre árvores que mudam a coloração de suas folhas e, logo após, as perdem.

Essa mudança de cores e perda das folhas ocorre nas chamadas florestas temperadas caducifólias, presente em países europeus, Estados Unidos, Chile, Austrália e Canadá. Caducifólia significa "folhas que caducam", ou seja, folhas que caem, envelhecem. O processo ocorre na estação do inverno e as árvores voltam a brotar novamente somente na estação da primavera.

Durante o outono, a folhagem dessas árvores fica vemelha, alaranjada e amarela, mas caem com a chegada do inverno. Trata-se de uma forma de defesa da vegetação em tempos de frio muito rigoroso.

No Brasil, a maior parte do território é compreendido no clima tropical. No entanto, a queda das folhas tornou-se um simbolo mundial do outono, graças a sua constante reprodução em peças da indústria cultural, como filmes e videoclipes.

No hemisfério norte, Doodle celebra a primavera

A chegada do Equinócio de Primavera nos países acima da linha do Equador também rendeu homenagens do Google nesta quinta-feira. Nas páginas locais do buscador, a animação exibe o mesmo personagem em um ambiente florido, já que o fenômeno natural marca a chegada da primavera nestes países.

O Doodle de Equinócio de Primavera pode ser encontrado nas páginas do Google para a Europa como Espanha e França.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES