Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Espaçonave da Nasa mostra as estrelas sob um novo ângulo

Lançada em 2006, a sonda está a uma distância de 6,9 bilhões de km de nós

Compartilhe

A sonda New Horizons, da Nasa, conseguiu um feito inédito: fotografar as estrelas mais próximas de nós sob um novo ângulo. Lançada em 2006, a sonda está a uma distância de 6,9 bilhões de km de nós. Distante o bastante para que, de sua localização, as estrelas que vemos aqui da Terra pareçam estar em posições diferentes no céu. A notícia está no site Olhar Digital.

Isso acontece por causa de um efeito conhecido como paralaxe, definido como “a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos”. Você pode fazer um rápido experimento para entender melhor o conceito: estique o braco à sua frente e levante o dedão. Feche apenas o olho direito e olhe para o dedão. Agora feche apenas o olho esquerdo. Não parece que o dedão mudou de posição? Esse é o paralaxe.

Para demonstrar o efeito a New Horizons fotografou duas das estrelas mais próximas de nós, Proxima Centauri (a 4,22 anos-luz de nós) e Wolf 359 (a 7,8 anos-luz). As imagens foram comparadas com imagens das mesmas estrelas feitas por telescópios na Terra, e o resultado pode ser visto abaixo: 

As estrelas ao fundo não se movem, pois estão tão distantes que a separação entre a New Horizons e a Terra não é o suficiente para que o paralaxe seja perceptível.

“Podemos dizer que a New Horizons está olhando para um céu alienígena, diferente do que vemos na Terra”, disse Alan Stern, investigador principal da New Horizons no Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, no Colorado. “A espaçonave New Horizons é certamente uma missão pioneira, e esta demonstração do paralaxe estelar não é diferente”, disse Kenneth Hansen, cientista do programa New Horizons na sede da Nasa em Washington.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar