Espaçonave da Nasa mostra as estrelas sob um novo ângulo

Lançada em 2006, a sonda está a uma distância de 6,9 bilhões de km de nós

Espaçonave | Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sonda New Horizons, da Nasa, conseguiu um feito inédito: fotografar as estrelas mais próximas de nós sob um novo ângulo. Lançada em 2006, a sonda está a uma distância de 6,9 bilhões de km de nós. Distante o bastante para que, de sua localização, as estrelas que vemos aqui da Terra pareçam estar em posições diferentes no céu. A notícia está no site Olhar Digital.

Isso acontece por causa de um efeito conhecido como paralaxe, definido como “a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos”. Você pode fazer um rápido experimento para entender melhor o conceito: estique o braco à sua frente e levante o dedão. Feche apenas o olho direito e olhe para o dedão. Agora feche apenas o olho esquerdo. Não parece que o dedão mudou de posição? Esse é o paralaxe.

Para demonstrar o efeito a New Horizons fotografou duas das estrelas mais próximas de nós, Proxima Centauri (a 4,22 anos-luz de nós) e Wolf 359 (a 7,8 anos-luz). As imagens foram comparadas com imagens das mesmas estrelas feitas por telescópios na Terra, e o resultado pode ser visto abaixo: 

As estrelas ao fundo não se movem, pois estão tão distantes que a separação entre a New Horizons e a Terra não é o suficiente para que o paralaxe seja perceptível.

“Podemos dizer que a New Horizons está olhando para um céu alienígena, diferente do que vemos na Terra”, disse Alan Stern, investigador principal da New Horizons no Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, no Colorado. “A espaçonave New Horizons é certamente uma missão pioneira, e esta demonstração do paralaxe estelar não é diferente”, disse Kenneth Hansen, cientista do programa New Horizons na sede da Nasa em Washington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES