Especialista dá dicas de como não cair em golpes virtuais

Erenito Jr. é técnico avançado em celulares e informática e explica que clicar em links pode ser prejudicial

Erenito Jr. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os crimes virtuais cresceram em 175% no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estelionato é o principal deles, e muitas vezes essas contravenções são aplicadas contra pessoas desatentas quanto ao uso de redes sociais e smartphones. Golpes financeiros, como o de boletos falsos e o famoso golpe do pix, estão cada vez mais comuns.

O primeiro passo é um pouco óbvio: cuidado com as senhas e logins. Aposte em chaves mais difíceis de serem decodificadas, com o uso de pontos gráficos, letras maiúsculas e números. Além disso, a autentificação de dois fatores, anotando os códigos, e a ativação da biometria, com o uso imprescindível da digital, por exemplo, também podem evitar estas situações.

 Erenito Jr., técnico avançado em celulares e Informática | foto: Divulgação

Os links enviados por e-mail, whatsapp ou mesmo via SMS também podem ser um grande problema. Em Teresina, usuários reportaram golpes com promessas de emprego durante o mês de novembro. 

A atenção aos links deve ser a mesma quando um amigo enviar. "Ali pode já não ser mais ele e o perfil já ter sido roubado. A mesma dica serve para quando lhe solicitarem algum codigo que chegou em seu número, e-mail, etc", revela Erenito Jr., técnico avançado em celulares e Informática.

Erenito explica que “a internet é como na nossa vida, sempre tem alguém querendo levar vantagem em algo”. “Você tem que sempre ficar com um pé atrás sobre isso, desconfie de ofertas mirabolantes e cheque o máximo de informações possíveis. Nunca saia clicando em tudo que vê e muito menos instale qualquer coisa em seu dispositivo”, acrescenta.

É importante sempre observar a URL do link que estão lhe enviando. “Muitas vezes é um dominio parecido com o original e é aí que voce pode perder tudo que tem na internet, inclusive o que tiver em suas contas bancárias”, finaliza Erenito.

Para mais dicas, acompanhe o Erenito nas redes sociais: @jntelecom e @erenitojunior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES