Estão espionando suas ligações? Saiba como descobrir

Pessoas distantes e mal-intencionadas ou próximas, como cônjuges ciumentos, podem monitorar as ligações ou SMS que você recebe

ligação | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem viveu na época do auge do telefone fixo, deve lembrar que era possível redirecionar a ligação do telefone fixo para o celular (ou vice-versa). O recurso "Siga-me", apesar de não tão usado como antes, continua disponível para os usuários.

O recurso ganhou força agora no período da pandemia, com o grande número de pessoas trabalhando de casa e longe do telefone fixo do escritório.

É possível descobrir se tem alguem espionando suas ligações (Foto: iStock)

"Os clientes ligavam para o fixo dos estabelecimentos comerciais e as chamadas eram direcionadas para os números dos proprietários", explica Paulo Gontijo, professor de segurança cibernética do IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação).

Mas o desvio de chamadas pode ser útil. Serve para vários casos: para quem está sem acesso ao seu número porque precisa esperar o resgate do chip da operadora, por motivo de viagem, por estar longe do local de trabalho, por ter esquecido o celular em casa. Mas há o motivo maligno também: é possível usar a função para espionar o dono do telefone.

Como fazer o desvio das chamadas?

Segundo Rodolfo Avelino, pesquisador da UFABC (Universidade Federal do ABC) e professor do Insper, pessoas comuns deixaram de usar a função por não saberem que ela existe ou por pensarem que há algum tipo de cobrança por trás dela.

"Hoje, [o Siga-me] está mais restrito a questões comerciais, em situações em que um profissional não pode perder uma ligação, ou quando a bateria está chegando ao fim e ele precisa ter um número ao qual direcionar o contato", conta.

Quem deseja usar o recurso não precisa nem ligar para a operadora para ativá-lo. Pode acessá-lo com facilidade a partir de códigos:

-Quer desviar todas as ligações? Digite *21* seguido do número que vai recebê-las e um #;

-Quer desviar só aquelas que você não conseguir atender? Digite *61* seguido do número que vai recebê-las e um #;

-Quer desviar a ligação recebida quando seu número estiver ocupado? Digite *67* seguido do número que vai recebê-la e um #;

-Por último, se você quer desviar as ligações para outro número quando o seu tiver fora da área de cobertura, digite *62* seguido do número que vai recebê-las e um #.

Outra opção é acessar as Configurações de Chamadas no app de discagem telefônica do seu celular, depois "Configurações de encaminhamento de chamadas" e escolher o que deseja direcionar entre "Sempre encaminhar", "Quando Ocupado", "Quando não atendida" e "Quando fora de área". Esse caminho pode ser diferente dependendo do modelo do celular.

Espionagem

Embora seja uma solução criada para oferecer praticidade e ajudar na comunicação, há quem procure subverter o propósito original da função. Pessoas mal-intencionadas distantes, como hackers com o uso de malwares (softwares maliciosos), ou próximas, como cônjuges ciumentos, podem usar o serviço para monitorar as ligações ou SMS que você recebe.

Gontijo, do IGTI, esclarece que é raro o desvio de chamada em ciberataques. "Esse não é um tipo de ação que incita muito os hackers. É um ataque para relacionamentos, é uma ação direcionada e com um objetivo de validar alguma desconfiança", afirma.

Nesses casos, a pessoa mal-intencionada pode se aproveitar de um descuido do dono ou dona do celular para acionar o desvio de chamada para o seu próprio aparelho. Com isso, tem acesso a todas as chamadas que ele ou ela receber.

Dependendo da situação, o "invasor" pode se passar pela pessoa e estender as conversas para a fim de tentar extrair mais informações. Para Avelino, embora esse tipo de monitoramento tenha migrado ao longo do tempo para aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, as pessoas, como regra geral, precisam ficar sempre atentos aos seus aparelhos.

"O primeiro passo é manter o controle no celular e contar com recursos de proteção, como senhas e o uso de digital. E, na usabilidade, desconfiar de mensagens que não estão esperando e nunca clicar nos links", aconselha.

O que fazer se suspeitar de desvios? Não tem mistério para saber se o aparelho está sendo monitorado. O passo a passo é simples e rápido. Basta usar alguns códigos na própria tela de discagem:

-Digite *#21# e toque no botão de discagem;

-Após alguns segundos, aparecerá uma janela com informações sobre direcionamentos relacionados à voz, dados, fax e SMS, entre outros;

-O esperado é que todas as funções estejam sem encaminhamento configurado. Se aparecer algo diferente disso, fique esperto, pode ser que você esteja sendo espionado.

-O próximo código é o *#62#, seguido do mesmo processo anterior;

-A janela vai mostrar o número para o qual as chamadas foram desviadas;

Em situações regulares, pode aparecer um número, por exemplo, nas informações de "voz", "fax" e "sincronizar" e "assíncrono", mas não precisa se assustar. Isso é normal e se refere àqueles momentos em que o celular está fora de área e recebe uma ligação.

Nesses casos, a chamada é direcionada para a operadora (responsável pelo número que aparece na tela), que libera aquela mensagem já bem conhecida "o número discado não está disponível".

Descobriu que alguém está desviando as suas ligações?

-Digite ##002#;

-O código vai reiniciar a função de encaminhamento de mensagem;

-Ao acioná-lo, toda e qualquer configuração e direcionamento feitos serão desabilitados.

Ao exemplo dos demais códigos, também se abrirá uma janela com mensagem. Agora, com a informação de que a exclusão dos encaminhamentos foi bem-sucedida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES