EUA podem bloquear acesso ao aplicativo chinês TikTok

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que o assunto já foi discutido com Trump

Tik Tok | DR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

OGoverno dos Estados Unidos está considerando restringir o acesso dos utilizadores norte-americanos ao aplicativo TikTok, alegando a possibilidade de o regime chinês usar o serviço de compartilhamento de vídeos como forma de monitorar e distribuir propaganda.

Em declarações ao canal Fox, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, observou que está, em conjunto com o Presidente Donald Trump, a "levar a sério essa possibilidade".

A Índia tomou esta decisão, na semana passada, por considerar o aplicativo "prejudicial à soberania e à integridade" do país, alegando que é usada para "roubar e transmitir clandestinamente e sem autorização dados dos usuários para servidores localizados fora da Índia". A Austrália está considerando adotar a mesma medida.

"Estamos a levar muito a sério e a analisar essa possibilidade", reiterou Pompeo.

O secretário de Estado norte-americano recusou-se a entrar em mais detalhes sobre o assunto, apontando que não queria "adiantar-se" a um possível anúncio presidencial.

Mike Pompeo alertou os cidadãos norte-americanos a serem cautelosos no uso do TikTok, caso não queiram que as suas informações privadas caiam "nas mãos do Partido Comunista Chinês".

O TikTok é um aplicativo de vídeos que pertence à empresa ByteDance, com sede em Pequim.

A China é a maior defensora do conceito de "soberania do ciberespaço", pelo que exclui vários órgãos de comunicação ou portais estrangeiros, incluindo Facebook, Twitter ou Instagram, da rede chinesa, a maior do mundo, com cerca de 710 milhões de utilizadores.

O TikTok tinha 800 milhões de usuários, em janeiro passado, em todo o mundo.

A plataforma tem frequentemente de se defender devido aos seus vínculos com a China, onde a ByteDance nega que compartilha dados de usuários com as autoridades chinesas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES