Evento de tecnologia no Rio traz as novidades do futuro, como vitrine 3D

O público poderá interagir com as novidades das 10h às 18h em uma arena de 900 m², que está montada no Espaço Lagoon, na Lagoa, Zona Sul do Rio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vitrine interativa e um gerador de holograma capaz de refletir a imagem de algo que não existe fisicamente são algumas das inovações tecnológicas de um futuro próximo. O evento Pavilhão Amanhã, promovido pelo grupo de companhias europeias LoginPT, apresenta as principais inovações tecnológicas nesta sexta-feira (18). O público poderá interagir com as novidades das 10h às 18h em uma arena de 900 m², que está montada no Espaço Lagoon, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. A tenda itinerante chegará em São Paulo no dia 30, depois de ter passado por Portugal, Espanha e Polônia.

Nesta quinta-feira (17), a equipe do TechTudo teve uma prévia de alguns dos novos equipamentos, como Ziphius, produzido pela empresa Azorean Aquatic Technologies, e Retail Window, da Ydreams. O Ziphius é um drone aquático capaz de capturar imagens em alta definição. A partir de um smartphone ou um tablet, o usuário controla o aparelho que pode mergulhar em oceanos, inclusive.

O Retail Window consiste em uma vitrine digital. A partir do sistema touchscreen, de tela sensível a toque, o usuário interage, virtualmente, com os produtos disponíveis na loja de sapatos da marca Eureka. A reprodução em três dimensões do objeto parece tão real que é possível acreditar que os produtos estão de fato ali, atrás do vidro, como em uma vitrine convencional. Ao tocar em um ícone para informações do sapato, o usuário acessa o preço, os tamanhos e a quantidade que está disponível.

O Vice-presidente do LoginPT, Antônio Costa, sempre foi apaixonada por tecnologia. Em entrevista exclusiva ao TechTudo, o engenheiro de Telecomunicações afirmou que, para ele, a tecnologia influenciará cada vez mais a vida das pessoas. ?A tecnologia está em todos os lugares. Sem ela, não seria possível fazer filmes de 3D, como "Transformers", por exemplo?, comentou.

Costa acredita que o maior desafio para o mundo da tecnologia é a massificação do uso de seus produtos, já que apenas uma parcela da população do planeta tem, por exemplo, acesso a smartphones. O engenheiro ressalta que muitas pessoas ainda não consomem tecnologia por conta do alto custo, da falta de segurança e de diferenças culturais.

Apesar disso, ele continua otimista: ?Daqui a 20 anos, um smartphone custará como um cafezinho?. Bem humorado, Antônio Costa ainda brincou dizendo que um dos maiores motivadores da criação tecnológica é a preguiça, pois as pessoas estão sempre pensando em inventar algo que diminua um esforço, que simplifique a rotina.

Durante a conferência para a imprensa, o consultor Anderson Figueiredo levantou questões sobre as tendências tecnológicas do mundo, como a computação em nuvem. Figueiredo aposta que, dentro de alguns anos, empresas e até estatais trocaram os servidores físicos, data centers, por sistemas baseados em "cloud computing", os quais oferecem mais segurança "no sentido de compartilhamento", reduzem custos com equipamento, mão-de-obra e manutenção.

Além disso, o consultor afirma que o mundo da robótica já está acontecendo. Ele observa que estamos vivendo uma década em que as empresas estão comprando outras empresas de variados ramos para dominar o mercado: "É a era de comprar de tudo. Vocês acham que o Google comprou uma empresa de drones porque drones são legais? Não. É porque o negócio dá lucro". A multinacional adquiriu, em abril, a startup americana fabricante de drones Titan Aerospace, a qual estava sendo cobiçada pelo Facebook também. O Google ainda está investindo em biotecnologia para a medicina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES