Expressar raiva na internet pode tornar as pessoas mais frustradas

Martin compara o ato de expressar comentários negativos na internet com o de colocar fogo em um barril de petróleo.

Estudo americano diz que reclamar na internet pode aumentar a frustração dos autores da ação. | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que o ato de expressar raiva na internet (por meio de comentários negativos ou agressivos) tende a trazer mais raiva e frustração aos autores das ofensas. Ryan Martin, professor de desenvolvimento e psicologia da universidade americana, publicou a pesquisa no periódico científico "Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking" ("Ciberpsicologia, comportamento e rede sociais", em tradução livre).

Martin compara o ato de expressar comentários negativos na internet com o de colocar fogo em um barril de petróleo. "A internet exibe nossos problemas impulsivos mais que qualquer outro meio", disse.

Apesar de o estudo ter priorizado sites específicos para reclamação, a pesquisa indica que a reclamação de forma desproporcional tem implicações no Facebook, Twitter e até mesmo em blogs e sites de notícias.

De acordo com o autor da pesquisa, a combinação de anonimato com o que ele chama de "distância social" reduz o senso individual de limite e o cuidado com a interação com os outros.

Segundo Martin, sites que funcionam como "sacos de pancada virtuais" acabam reforçando comportamentos prejudiciais aos internautas. "A maioria dos sites encoraja o "desabafo" como uma forma de lidar com a raiva. Eles acham que isso é um método saudável de enfrentar alguma situação, mas não é".

A pesquisa diz que não há algum problema em ficar nervoso. No entanto, o autor do estudo acredita que a melhor solução é concentrar-se na resolução de um problema, em vez de ficar apenas considerando o lado negativo.

Além disso, ressalta Martin, algumas pessoas estão em risco ao pensar que a internet é um mundo separado da realidade e que o anonimato faz com que elas estejam mais seguras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES