Fábrica de iPad no Brasil deve ser instalada no interior de São Paulo

Apple e a Foxconn devem anunciar cidade escolhida até maio.

Presidenta Dilma Rousseff conversa com o presidente da Empresa Foxconn, Terry Gou, no complexo Diaoyutai, em Pequim. | PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fábrica da Apple e da Foxconn que vai produzir o computador tablet iPad no Brasil deverá ser instalada no interior de São Paulo, segundo informou ao G1 o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, nesta quarta-feira (13). Fruto dos acordos firmados durante a visita de seis dias que a presidente Dilma Rousseff faz na China, a fábrica foi anunciada nesta terça-feira, depois de um encontro entre Dilma e o presidente da Foxconn, Terry Gou, em Pequim.

?Possivelmente, a fábrica será instalada no interior de São Paulo. Ainda não sabemos a cidade, mas deve ser em São Paulo. Eles vão levar em consideração distribuição do mercado e facilidade de locomoção. A montagem da fábrica vai ser rápida. Eles nos falaram que, se tudo correr bem, até novembro estariam produzindo o tablet no Brasil?, afirmou o ministro, que está na China acompanhando a presidente.

O investimento da Foxconn, que fabrica produtos da Apple em regime de terceirização na China, deve chegar a US$ 12 bilhões no Brasil em até 5 anos. No Brasil, a empresa já fabrica produtos para Sony, Dell, HP e Sony Ericsson e possui hoje três fábricas: em Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP). A expectativa é que a fábrica de tablet utilize parte das estruturas já em funcionamento.

Segundo Pimentel, uma equipe do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio já está trabalhando na elaboração das especificações que serão exigidas pelo governo brasileiro para a fabricação do produto, como as metas de produção anual e a porcentagem de equipamentos nacionais que deve ser utilizado na produção do tablet. Para que a fábrica fosse instalada, o governo brasileiro exigiu, entre outras questões, que seja feita transferência de tecnologia e parcerias com empresas brasileiras.

?Em maio o governo já deve estar com as especificações definidas. Até maio também acreditamos que a empresa já tenha anunciado a cidade escolhida e dado início aos processos de licenciamento ambiental para a instalação da fábrica?, afirmou Pimentel.

Apesar de haver uma expectativa de geração de até 100 mil empregos no país com a chegada da fábrica, o governo afirmou que não fará exigências em relação à mão de obra.

?Mão de obra não podemos definir. É muito técnico. São Paulo já vai ser escolhido por eles, provavelmente, por causa das universidades que possui nas proximidades?, disse Pimentel.

Na análise do ministro, a criação do Plano de Banda Larga, que deve estar sendo implementado até o próximo ano, serviu como atrativo para o anúncio da implementação da fábrica no Brasil. A expectativa é que com a produção nacional, haja uma redução de impostos do equipamento, que pode chegar a até 31% nos preços na comparação com os importados.

Além do anúncio da fábrica de tablet, nesta terça-feira (12), a presidente Dilma Roussef e o presidente chinês, Hu Jintao, se reuniram em Pequim para a assinatura de acordos de cooperação nas áreas de política, defesa, ciência e tecnologia, recursos hídricos, inspeção e quarentena, esporte, educação, agricultura, energia, energia elétrica, telecomunicações e aeronáutica, entre outros acordos.

Segundo o Itamaraty, foram assinados seis atos entre governos e ministérios, sem contar os acordos comerciais já anunciados durante a viagem de Dilma. Foram firmados também acordos entre instituições brasileiras e chinesas.

Nesta quarta, Dilma só tem agendas oficiais à tarde, pelo horário da China. Pela manhã, a presidente aproveitou para visitar a Cidade Proibida e realizadas reuniões internas. A partir das 15h10, Dilma se reúne com o presidente da Assembleia Popular da China, Wu Bangguo, e depois com o primeiro-ministro da República Popular da China, Wen Jiabao. No final da tarde, a presidente embarca para a cidade de Sanya. A presidente retorna ao Brasil no sábado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES